Novo portal da Câmara usa modelo do Senado Federal

por Imprensa — publicado 10/07/2020 17h17, última modificação 10/07/2020 17h17
O site está de cara nova! Agora, a Câmara de Ponte Nova utiliza o Portal Modelo do Senado. A novidade também vai gerar economia de recursos

O novo site da Câmara de Ponte Nova entrou no ar nesta sexta-feira (10). O endereço para acessar o portal é o mesmo (pontenova.mg.leg.br), mas a página está diferente e com mais funcionalidades. Além do novo visual, o portal vai gerar economia de recurso público.

A Câmara aderiu ao Portal Modelo do Interlegis, um programa do Senado Federal para fortalecer o Poder Legislativo brasileiro. Como a plataforma do Interlegis é gratuita, a Câmara terá uma economia de R$ 5 mil por ano, valor que era pago ao desenvolvedor do site antigo.

Agora, o layout disponibiliza conteúdos e links em menus laterais. O verde, uma das cores da logomarca da Câmara e da bandeira do município, passou a ser predominante no novo site. Da mesma forma que a página antiga, a atual também se adapta às telas dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para melhor experiência do internauta.

Permanecem disponíveis para o cidadão todas as informações sobre o Poder Legislativo Municipal no novo portal. Dados sobre a Câmara, como a história e o Regimento, além das matérias legislativas, vídeos das sessões plenárias e o Portal da Transparência estão acessíveis. Os links para as redes sociais também foram mantidos, mas com novo destaque e cores originais.

A Ouvidoria e o formulário de inscrição para a Tribuna Livre estão remodelados, mas seguem sendo canais de comunicação entre os cidadãos e a Câmara. O novo site possui ainda uma página com perguntas e dúvidas frequentes já respondidas.

A população também vai continuar conferindo as ações da Câmara e dos vereadores por meio das notícias disponibilizadas no portal e da agenda de eventos. Agora, os conteúdos são categorizados por assunto, o que facilita a organização e a reunião dos textos sobre o mesmo tema no site.

A função de pesquisa está mais abrangente, facilitando e deixando mais ágil o resultado para o usuário. A novidade é que os termos pesquisados agora são rastreados tanto nos títulos e subtítulos, como também no corpo do texto das publicações.

Outros recursos novos são a possibilidade de realizar enquetes ou pesquisas de opinião, além de ativar o contraste do site ou a luz noturna, que pode gerar mais conforto na hora da leitura. A acessibilidade também foi ampliada e possui um menu específico com funções que alteram o tamanho da letra e traduz automaticamente o conteúdo para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A Câmara possui salvo o banco de dados do site anterior e vai, aos poucos, alimentar o novo portal com as informações antigas. Ajustes finais ainda estão em andamento por meio de parceria entre o setor de informática da Câmara e os técnicos do Interlegis. Os internautas (usuários do portal) podem fazer críticas, comentários ou sugestões por meio do link Fale Conosco/Ouvidoria.

A mudança do site foi possível porque, em fevereiro, a Câmara promoveu as Oficinas Interlegis. O evento reuniu 40 servidores de 15 Câmaras e realizou a capacitação sobre o Portal Modelo e o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo).