Vereador quer informações sobre o número de pacientes que aguardam cirurgia bariátrica

por Ronaldo Fernandes publicado 12/05/2022 17h17, última modificação 12/05/2022 17h17
O vereador Wagner Gomides quer informações se existe previsão de retorno dos procedimentos, agendamentos de emergência ou convênios para a realização das cirurgias

Por meio do Requerimento nº107/2022, aprovado durante a Reunião Plenária de segunda-feira (09), o vereador Wagner Gomides (PV) requer informações sobre a quantidade de pacientes que aguardam para serem submetidos a cirurgia bariátrica em Ponte Nova.

O vereador solicitou também que a Prefeitura envie para a Câmara informações se existe a previsão de aderir algum convênio para o retorno desses procedimentos, algum agendamento de emergência para as pessoas que se encontram em iminente risco à sua sobrevivência, devido a obesidade e comorbidades e se existe convênio e credenciamento junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga ( CISAMAPI).

 

O vereador justificou a solicitação das informações para que possa tomar ter elementos em mãos que o auxiliem a adotar as devidas providências. “Não sei se a informação que foi me passada é correta, mais de 20 pessoas esperando por essa cirurgia já a bastante tempo”, explica o parlamentar.

 

O Requerimento é um documento previsto no artigo 225, incisos XIV e XVI, do Regimento Interno, que garante ao vereador o posicionamento do Poder Executivo Municipal sobre determinado assunto. O artigo 86 da Lei Orgânica estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações solicitadas em até 15 dias, importando em infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.

 

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação