Vereadores requerem cronogramas de obras à Prefeitura
Obra da pista de caminhada na avenida Vereador João Evangelista de Almeida é um dos assuntos dos requerimentos
Dois Requerimentos assinados pela vereadora Aninha de Fizica (PSB) foram aprovados por unanimidade, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (10). Os documentos foram feitos em parceria com outros parlamentares.
Requerimento nº 241/2022
A data do retorno das obras na pista de caminhada da avenida Vereador João Evangelista de Almeida foi o assunto do Requerimento nº 241/2022, também assinado pelo vereador Zé Osório (PSB).
O texto afirma que caso o retorno da obra não aconteça em breve, é necessário retirar a terra do local, pois quando chove os resíduos descem para o bairro Vale Suíço, resultando em transtornos aos moradores.
Os parlamentares explicam que o Executivo deve respostas quanto a esse problema, pois solicitou essas informações diversas vezes, entretanto o problema não foi solucionado.
“Tivemos aí uma chuva agora no sábado e a terra toda que está ali para essa pista de caminhada desceu. Nós sabemos que a empresa que ganhou simplesmente se evadiu e deixou a obra aí no meio do caminho. Mas não podemos deixar que as coisas continuem do jeito que está. Eu acho que a Secretaria tem que nos dar a resposta. [...] Precisamos de dar uma resposta para os moradores, as chuvas estão próximas, se não vai fazer, retire pelo menos a terra. Dando oportunidade às pessoas de ir e vir e também não ter aí essa sujeira toda no bairro Vale Suíço”, explica a vereadora.
Ainda no mesmo documento, os parlamentares solicitam informações sobre a previsão de refazimento do calçamento da rua Hélcio Tottino, no Vale Suíço.
Requerimento nº 242/2022
O início das obras de calçamento no morro da comunidade de Cachoeira, na região do Vau-Açu, e dos morros da Sela e do Piãozinho, ambos na comunidade Piãozinho, foi o tema do Requerimento nº 242/2022, proposto também pelo vereador André Pessata (PODEMOS).
Aninha de Fizica esclareceu que na zona rural existem pessoas que necessitam de ir e vir em segurança, por isso a importância do calçamento.
“Que faça aí, o que tem que ser feito para dar continuidade ao calçamento desses morros, porque é de suma importância. A nossa comunidade da zona rural tem um número muito grande de idosos e a gente tem muita preocupação com isso, porque se passa mal. E as escolas também, o ônibus tem que ir e vir, então é uma segurança para os alunos e para as pessoas que têm a necessidade de vir trabalhar de moto, eu acho que vai dar muito mais segurança”, esclarece a parlamentar.
A matéria ainda solicita informações sobre a previsão de implantação de um posto de saúde na comunidade Cachoeira.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara, que dá aos vereadores a prerrogativa de, com aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação