Vereadores querem saber quando PSFs começarão a funcionar
O início do funcionamento dos Postos de Saúde da Família (PSFs) dos bairros São Geraldo e Conjunto Habitacional Dalvo de Oliveira Bemfeito foi o assunto abordado pelo Requerimento nº 166/2022, aprovado durante a Reunião Plenária do dia 1º de agosto. O texto é de autoria dos vereadores Zé Osório (PSB), Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Aninha de Fizica (PSB).
No documento, os parlamentares também solicitaram informações se os equipamentos necessários para o funcionamento das unidades foram adquiridos e se já ocorreu o processo seletivo para a seleção dos trabalhadores que irão compor as equipes.
Além disso, requerem informações de qual órgão é o responsável pela segurança estrutural do prédio e pertences localizados no interior do PSF do Bairro São Geraldo.
Segundo o vereador Zé Osório, esse empreendimento valorizará o bairro São Geraldo e é uma expectativa dos moradores. “Nós estamos pedindo informações para saber realmente quando será a abertura, porque ele vai trazer valorização para o bairro São Geraldo. Isso aí é coisa certa, é coisa importante. E a expectativa da comunidade é grande. E a gente espera realmente receber essa resposta e manter o pessoal do bairro informado”.
A depredação do prédio do PSF localizado do bairro São Geraldo é algo que preocupa os parlamentares, como afirma a vereadora Aninha de Fizica: “a nossa preocupação, inclusive no bairro São Geraldo, é por causa da depredação do prédio. Nós recebemos um vídeo já tinha lá vidro já quebrado. Então para trocar e ter pessoas responsáveis pelo posto. E fazer com que realmente esse posto venha funcionar mais rápido”.
O vereador Dr. Wellerson Mayrink reforçou o pedido e solicitou que o Executivo realize a troca da porta, pois, segundo ele, no imóvel já existem pertences. “A minha preocupação além desse Requerimento [...] é em relação esse ‘depedramento’ que teve da porta do PSF lá do São Geraldo. Eu gostaria aproveitar muito e pedir o Executivo que trocasse essa porta, porque já tem mais ou menos uma semana e lá dentro do prédio tem uns móveis já”.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara, que dá aos vereadores a prerrogativa de, com aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação