Vereadores querem detalhes sobre implantação de atendimento pós-covid em PN
Assinado pelos vereadores Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Suellenn Fisioterapeuta (PV), o Requerimento 217/2021 foi aprovado pela Câmara, na Reunião Plenária dessa segunda-feira (27). A matéria solicita ao Poder Executivo informações sobre a implantação de serviços médicos de atendimento pós-covid em Ponte Nova.
Os parlamentares querem saber quais foram as etapas já desenvolvidas, incluindo as parcerias com instituições de ensino. Os autores do documento embasaram o pedido de informações na resposta do próprio Poder Executivo enviada à Câmara em março. Na época, a Prefeitura havia dito que aguardava a vacinação dos profissionais de saúde que seriam envolvidos no projeto. Entretanto, passados seis meses, ainda não houve divulgação sobre o serviço.
Dr. Wellerson e Suellenn também destacam no Requerimento que é crescente o número de pessoas acometidas por problemas de saúde após o término do prazo de quarentena. Segundo eles, dores musculares, problemas respiratórios e de memória estão entre os relatos dos pacientes. Para os vereadores, a situação merece um plano de atendimento especializado para a população.
O Requerimento é um documento previsto no artigo 225, incisos XIV e XVI, do Regimento Interno, que garante ao vereador o posicionamento do Poder Executivo Municipal sobre determinado assunto. O artigo 86 da Lei Orgânica estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações solicitadas em até 15 dias, importando em infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.