Vereadores prestigiam a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Vale do Piranga
Representando o vereador/presidente Wellington Neim (PP), o secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Marcinho de Belim (PDT), compôs, nesta quinta-feira (23/01), a Mesa de autoridades da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Vale do Piranga (Cima). A Mesa ainda teve a presença da vice-prefeita de Ponte Nova, Aninha de Fizica (PSB); do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi), Fred Brum; e do secretário executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (Amapi), José Adalberto de Rezende; entre outras autoridades. O auditório da OAB Ponte Nova foi o local do encontro.
Os vereadores Gustavo de Fizica (MDB) e Thaffarel do Povo (PSB) também acompanharam a Conferência, que contou com a participação de centenas de pessoas de diversos municípios da região, entre lideranças políticas, profissionais da área e interessados pelo meio ambiente. O evento, realizado pela Amapi, tem o apoio da Câmara de Ponte Nova.
Saiba mais sobre o evento
A 1ª Cima tem por objetivo analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade local e eleger pessoas delegadas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente – 5ª CEMA/MG.
A conferência tem como tema “Emergência Climática” e está organizada em cinco eixos:
I – Mitigação
II – Adaptação e preparação para desastres
III – Transformação Ecológica
IV – Justiça Climática
V – Governança e Educação Ambiental
O documento-base da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que reúne informações técnicas e conceituais sobre o tema e os eixos temáticos, é o ponto de partida dos trabalhos. A 1ª Cima sugere um tema transversal relativo à reparação das bacias do Rio Piranga e Doce, aos cinco eixos. Os documentos encontram-se hospedados em www.amapi.mg.org.br.
A programação foi: dinâmica sobre o tema e os cinco eixos, com a transversalidade do impacto da reparação das bacias do Rio Piranga e do Rio Doce; Divisão em Grupos de Trabalho por eixo temático, debate dos eixos temáticos pelos grupos e elaboração de propostas, plenária para leitura e defesa das propostas, e priorização das propostas e eleição de pessoas delegadas.