Vereadores eleitos de Ponte Nova são diplomados pela Justiça Eleitoral
Os 13 vereadores eleitos de Ponte Nova para o quadriênio 2025/2028 participaram da Cerimônia de Diplomação da Justiça Eleitoral. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Município. Na ocasião, também foram diplomados o prefeito e a vice-prefeita eleitos, Dr. Milton Irias (Avante) e Aninha de Fizica (PSB), atual vereadora. (Veja as imagens a seguir).
O juiz eleitoral da 224ª Zona Eleitoral (ZE) de Ponte Nova, Marcelo Magno Jordão Gomes, entregou os diplomas a: Careca Totinho (Avante); Emerson Carvalho (PP); Pastor Fabiano (Avante); Fernanda Bitenco (Agir); Guilherme Belmiro (PT); Gustavo de Fizica (MDB); Zé Osório (PSB); Rubinho (PP); Marcinho de Belim (PDT); Suellenn Fisioterapeuta (PV); Thaffarel do Povo (PSB); Wagner Gomides (PV); e Wellington Neim (PP). Eles vão compor a 35ª Legislatura da Câmara.
Além do juiz eleitoral, compuseram a Mesa de Honra da Cerimônia de Diplomação a promotora da 224ª ZE, Camila Grutila do Nascimento; a presidente da 7ª subseção da OAB de Ponte Nova, Maria da Glória Cunha Carneiro; o prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães; o presidente da Câmara de Ponte Nova, Dr. Wellerson Mayrink (PSB); o delegado titular da 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil, Carlos Roberto Souza da Silva; o comandante da 21ª Companhia da Polícia Militar, Major Maciel Silva Oliveira; e o prefeito de Oratórios, Carlos José de Oliveira.
“Este ato solene simboliza a concretização da vontade soberana do povo, um dos mais importantes testemunhos do compromisso com os valores democráticos, base da convivência harmônica da nossa sociedade. O direito de voto é mais que um exercício cívico, é essência da cidadania. Cada voto depositado nas urnas carrega o poder da confiança e a esperança de um futuro melhor”, destacou o juiz Marcelo Gomes.
A promotora Camila ressaltou que a Cerimônia de Diplomação é “o resultado da democracia, do exercício cívico do direito ao voto. [...] Que o mandato dos senhores seja exercido e pautado sempre na ética, na boa-fé, na probidade, com muito zelo e respeito ao patrimônio público, ao orçamento público [...] sempre com o objetivo de promover o bem comum”.
O prefeito eleito, Dr. Milton Irias, enfatizou o compromisso não só dele e da vice como o dos vereadores eleitos de trabalharem pelo Município. “Muito gratificante estar com vocês, vamos trabalhar em prol de Ponte Nova. [...] Temos esse compromisso com a população. Não podemos fazer política por política. Temos que fazer política séria. [...] Não existe uma posição, existe um trabalho que nós vamos fazer juntos em prol de Ponte Nova”.
Amigos e familiares dos políticos prestigiaram a Cerimônia, que também diplomou os vereadores, o prefeito e o vice eleitos de Oratórios pelo fato de o Município pertencer à ZE de Ponte Nova.
Diplomação
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelos cidadãos e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminadas as eleições, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado do pleito.