Vereadores apresentam demandas ao Poder Executivo
Nove vereadores fizeram o uso da Palavra Livre da reunião extraordinária por videoconferência dessa segunda-feira (13). De forma geral, os parlamentares cobraram ações do Poder Executivo para problemas diversos no município. As falas de cada um deles estão disponíveis no YouTube da Câmara de Ponte Nova.
André Pessata (Podemos)
O vereador André Pessata comentou a indicação em que pede melhorias para a estrada que liga Ana Florência a Oratórios de Baixo. De acordo com o vereador, os ônibus do transporte público não estão acessando o local por conta das condições da via.
“Já tem 30 dias que as lotações da São Jorge não conseguem chegar ao ponto final. [...] O trecho está crítico. Eu já encaminhei ao Executivo, à Sedru (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural) um pedido de conserto do trecho da estrada”, disse.
Montanha (MDB)
Já o vereador Montanha usou o espaço para destacar qual é a função de um vereador, ao abordar críticas que os parlamentares têm recebido durante a pandemia.
“As pessoas têm que saber que o vereador vai além das reuniões. [...] Nós, com as nossas demandas, procuramos cobrar o Executivo e, nas demandas da cidade, verificar e passar para o Executivo”, explicou.
Pracatá (MDB)
A quantidade de lixo que desceu dos bairros mais altos durante a forte chuva da última sexta-feira (10) foi o assunto abordado pelo vereador Pracatá. O parlamentar cobrou mais atenção dos moradores em relação ao horário da coleta de lixo.
“Pessoas, infelizmente mal educadas, colocam o lixo a qualquer momento na rua e nos passeios. As águas que desceram das partes altas dos bairros vieram todas para o centro, trazendo todo o lixo e entupindo os bueiros”, contou.
Betinho (PSDB)
Na participação da Palavra Livre, o vereador Betinho agradeceu o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que fez a capina nas ruas do bairro Triângulo Velho. Ele também aproveitou para cobrar operação tapa-buraco em algumas ruas.
“Agora eu estou querendo ver com o Luizinho a respeito do tapa-buracos na Rua Francisco Godoi de Alvarenga, [...] na Rua Arnaldo Barbosa e na Pedro Crivellari, onde o DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) fez um buraco”, solicitou o vereador.
Hermano (PT)
O vereador Hermano aproveitou a Palavra Livre para comentar as indicações apresentadas ao Executivo nos últimos dias. Ele falou da proposta para suspender a cobrança da taxa de iluminação pública e do pagamento de insalubridade aos servidores que trabalham na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19.
“Temos que lembrar que Ponte Nova é referência na questão de saúde para a região. Então eu mandei uma sugestão ao Executivo sugerindo que o prédio onde funcionaria a UPA seja preparado para o hospital de campanha, já que se ela estivesse funcionando ela iria atender a região e não somente a cidade de Ponte Nova”, disse.
Zé Osório (PSB)
A situação da estrada de Ana Florência até Oratórios de Baixo também foi comentada pelo vereador Zé Osório. Ele disse que fez indicações sobre o assunto e visitou o local com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural. Osório solicitou que o Executivo avalie a possibilidade de ofertar mais horários do transporte público aos moradores da zona rural, além de um estudo para flexibilizar o trabalho dos ambulantes.
“Quero que a Câmara envie para o prefeito um ofício pedindo ele para analisar essa questão do decreto emergencial que foi feito, principalmente em relação ao pessoal da zona rural, porque a São Jorge vem trabalhando dentro da cidade com os ônibus em horários reduzidos, mas o pessoal da zona rural está prejudicado”, afirmou.
Fiota (PSDB)
A vereadora Fiota pediu providências à Cemig para a constante falta de energia em um trecho da Rua Norival José da Silva. “Várias vezes por semana está faltando energia. Por volta das 22h30 e 23h a energia vai embora e as pessoas que têm as coisas na geladeira estão com os produtos estragando”, relatou Fiota, que também disse que quando isso ocorre a energia é restabelecida perto das 14 horas do dia seguinte.
Fiota também pediu melhorias para a estrada do Chopotó e na Rua Norival José da silva, que está com muito mato.
Sérgio Ferrugem (Republicanos)
Sérgio Ferrugem usou o espaço da Palavra Livre para comentar as ações de uma indicação realizada em fevereiro. O vereador repercutiu a conversa por telefone que teve com um secretário municipal. Na ligação, segundo o vereador, o secretário disse que comentários sobre o parlamentar davam conta que ele estava divulgando o trabalho da prefeitura no local em que solicitou os reparos, mesmo compondo a oposição.
Ferrugem disse que atua onde é chamado e pediu respeito pelo trabalho que desenvolve. Afirmou que divulgou fotos e vídeos das ações da Prefeitura em resposta às pessoas que solicitaram seu apoio diante do problema.
Chico Fanica (PSB)
O vereador Chico Fanica comentou a participação do colega Zé Osório. “Na semana passada estive com o Monteiro pedindo esses ônibus para a zona rural, ao menos duas vezes por semana. Ele alegou que o ônibus dentro da cidade está dando muito prejuízo porque não está andando quase ninguém, então na zona rural vai ser muito pior”, disse.