Vereadora questiona situação de creche no bairro São Pedro

por Rachel Monteiro publicado 11/03/2025 18h44, última modificação 11/03/2025 18h44
“Era só uma reforma que era para ter feito e hoje ele [prédio] está em estado de demolição”, disse Fernanda Bitenco (Agir)
Vereadora questiona situação de creche no bairro São Pedro

Vereadora Fernanda Bitenco (Agir), durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (10)

A Câmara de Ponte Nova aprovou, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (10), o Requerimento de Informações nº 13/2025, de autoria da vereadora Fernanda Bitenco. O documento, que recebeu votos favoráveis de todos os parlamentares presentes, solicita que a Prefeitura explique a situação da creche Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro São Pedro. “Era só uma reforma que era para ter feito, e hoje ele [prédio] está em estado de demolição. Está com as paredes trincadas, está quebrado”.  

No Requerimento, a vereadora questiona há quanto tempo o imóvel que abrigou a creche está inativo; o valor destinado à reforma; qual secretaria é responsável pelo prédio atualmente; qual a previsão de o serviço de creche e berçário ser ofertado às famílias do bairro, entre outros.

Durante a Reunião, Fernanda ressaltou que o local está abandonado. “A gente não sabe a situação que estão as caixas d’água, se estão tampadas, se a água está sendo tratada. Tem que ter uma atenção maior ali porque é um prédio muito bom e era de extrema necessidade essa creche ali em cima”.

A parlamentar contou que o local estava sendo usado por moradores em situação de rua. “Hoje porque trancaram lá, porque também estavam invadindo lá, fazendo de ponto de droga, pessoas desabrigadas estavam morando ali dentro”.

O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da Reunião Plenária de 10 de março está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.