Vereadora quer retomada de programas da Secretaria de Saúde
A retomada do programa Saúde do Trabalhador e do convênio do município com o curso de fisioterapia da Faculdade Dinâmica foram pleiteadas pela vereadora Marilda (PSB), durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (22). Ela explicou que serviços foram paralisados devido à pandemia da covid-19.
“Nem todas as pessoas têm condições de ir ao médico durante o dia, nem sempre os patrões estão liberando. [...] Funcionava quinzenalmente, das 17 às 20 horas e era ofertado consulta médica, vacinação para os PSFs que tinham vacina, era ofertado odontologia e preventivo para a saúde da mulher”, disse em relação ao programa Saúde do Trabalhador.
Marilda também solicitou a extensão do serviço. “Poderia estender, além dos PSFs, esse serviço na policlínica, que atende a área descoberta, e no PAM [Posto de Atendimento Médico], também que atende área descoberta”.
A vereadora ainda salientou a importância do convênio entre o município e o curso de fisioterapia da Faculdade Dinâmica. “Esse serviço sendo ofertado novamente a gente vai conseguir andar com a fila da fisioterapia, que está meio agarrada, e vai está liberando vagas no carro de transporte da fisioterapia”, explica a parlamentar.
Enfermagem e técnicos
A vereadora prestou uma homenagem aos profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem e fez repasses sobre o início do pagamento do piso salarial desses trabalhadores. “Ponte Nova irá receber R$ 9 milhões 182 mil, dividido em nove vezes. [...] Após uma conversa que eu tive com o governo municipal, ele está somente esperando a portaria sair, até sexta-feira, para ver a questão da carga horária, se vai ser proporcionalidade de 40 ou de 20”.
Congratulação
Marilda parabenizou os responsáveis pela formatura dos integrantes da Guarda Mirim, que ocorreu no último sábado (20). “Foi um ato muito bom, bonito. A gente não pode perder esses projetos sociais, que são de suma importância para Ponte Nova”.
O vídeo da participação da vereadora Marilda na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação