Vereadora propõe campanha de conscientização quanto ao peso de mochilas de crianças

por Divisão de Comunicação* — publicado 26/08/2022 15h59, última modificação 26/08/2022 15h59
Aninha de Fizica (PSB) pediu que a Prefeitura cumpra a Lei Municipal que dispõe sobre o peso máximo do material escolar transportado diariamente pelos alunos da rede pública municipal
Vereadora propõe campanha de conscientização quanto ao peso de mochilas de crianças

Aninha de Fizica (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 22/08/2022

O peso dos materiais escolares transportados nas mochilas pelos alunos da rede municipal foi um dos assuntos abordados pela vereadora Aninha de Fizica (PSB), durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (22). Ela requereu que o Poder Executivo cumpra a Lei Municipal que estabelece o peso máximo a ser carregado pelos estudantes.

“Os livros são muito pesados. Eles colocam a mochila nas costas e o ir e vir desses alunos, com esses materiais escolares, pode fazer mal a sua postura, porque fica inadequado aquele peso constante nas costas através da mochila, colocando em risco também a própria saúde deles”, explica a vereadora.

Aninha de Fizica sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) crie ações de conscientização quanto a esse problema. “Eu queria ver com a SEMSA a possibilidade de um implante de um programa de conscientização dos alunos, sobre o risco do excesso de peso e de postura inadequada, para carregar esses materiais escolares”, reforça a vereadora.

“A gente só quer promover aí uma educação tanto postural, quanto para saúde e que a educação, que a nossa secretária faça alguma coisa. A gente pensou em escaninho, para que esses livros mais pesados que fossem usados pudessem ficar na própria escola e o aluno fizesse o uso de levar para casa somente o que ele tivesse necessidade”, explica a parlamentar.

CRAS

A realização de um estudo de viabilidade para a instalação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Pacheco foi requisitada pela vereadora. Segundo ela, a unidade pode atender também os bairros São Geraldo, Vale Suíço e Progresso, além da zona rural.

“Eu enviei um ofício ao prefeito, ao Executivo, solicitando avaliar a possibilidade de uma instalação de um CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, no bairro Pacheco, para atendimento aos moradores do nosso bairro e dos bairros vizinhos da nossa comunidade. Essa instalação do CRAS no nosso bairro vai contribuir muito, de forma significativa, para a prevenção de situações de riscos e para fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, reforça a vereadora.

Rua Carangola

A vereadora pediu o retorno de mão dupla no fluxo do trânsito da Rua Carangola. “Que possa voltar a ser de mão dupla. Esse é um pedido dos moradores. Atualmente, a via está com a mão única, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, em virtude de alta velocidade de veículos”, solicita a parlamentar.

Calçamento

A finalização do calçamento de todas as ruas do Bairro Vale do Ipê também foi solicitada pela parlamentar. “Calçamento do restante das ruas do bairro Vale do Ipê. Já tamos lá mexendo, já está asfaltando alguns locais e poderia dar uma continuidade e terminar ali”, reforça a vereadora.

Faixas elevadas

Aninha de Fizica pediu a análise de construção de uma faixa elevada na rua Euclides da Cunha. Segundo ela, o fluxo do trânsito do local aumentou, trazendo insegurança aos transeuntes.

“Avaliar a possibilidade de uma construção de faixa elevada de pedestres entre o posto pontenovense e o Boroni Bier. Está havendo vários acidentes no local em virtude do aumento de trânsito nessa via”, explica a vereadora.

 O vídeo da participação da vereadora Aninha de Fizica está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: