Vereadora denuncia infestação de pombos no prédio do Caedes

por Mateus Pires publicado 28/05/2024 17h57, última modificação 28/05/2024 17h57
Suellenn Fisioterapeuta (PV) relatou que verificou a situação na sede do Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caedes) e exibiu imagens, na Reunião da Câmara, de ambientes sujos de fezes e penas de pombos
Vereadora denuncia infestação de pombos no prédio do Caedes

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante a Palavra Livre do dia 27/05/2024 e os registros na sede do Caedes

Muitos pombos, penas e fezes no chão. Segundo a vereadora Suellenn Fisioterapeuta, é assim que ambientes do prédio onde funciona o Caedes se encontram. Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (27), a parlamentar relatou que foi até o local para verificar e registrar a situação.

“Observem a situação insalubre, observem o risco de saúde. Está infestado de pombos. [...] Pombos trazem doença, doenças graves: pneumonia, meningite, intoxicação alimentar, febre de papagaio, infecção fúngica. Isso é gravíssimo. [...] A Vigilância Sanitária já esteve nesse local há mais de 40 dias, e até hoje nada foi feito”, disse.

Além da situação insalubre, Suellenn criticou a falta de acessibilidade do ambiente. “Como que o Caedes funciona num local daquele? Não tem acessibilidade nenhuma, não tem segurança. Estão colocando câmeras agora. Você entra, você não vê ninguém. Você entra é um silêncio. Portas, muitas escadas. É um ambiente que não é o ideal para funcionar o Caedes”.

Descumprimento de Leis

Suellenn ainda denunciou o descumprimento, por parte dos hospitais do Município, da Legislação Municipal que garantiria o atendimento prioritário de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde. Ela citou a Lei nº 4.479/2021, que institui a carteira de identificação da pessoa com o transtorno, e a Lei nº 4.689/2023, que institui o uso do "Cordão de Girassol" como instrumento de orientação para identificação de pessoas com "Deficiências Ocultas".

“Crianças que precisam de atendimento, e essas instituições não estão respeitando a Lei no Município que é o atendimento prioritário para essas crianças, para essas pessoas. [...] Enviar um ofício ‘pros’ hospitais do nosso Município. Nem todos os funcionários têm o conhecimento dessa lei ou às vezes podem não entender a importância. Essas crianças têm dificuldade em ficar em locais fechados, elas têm dificuldade em esperar, pode ocasionar estresse emocional, crises fortíssimas”, ressaltou.

Poda de árvore

Suellenn solicitou a poda de uma árvore na rua Dr. Jarbas Sertório de Carvalho, no bairro Triângulo Velho. Ela ressaltou ser importante que a Prefeitura atenda ao pedido para evitar acidentes, como o que ocorreu no bairro São Pedro.

“Há um ano e meio, eu avisei sobre a poda de uma árvore no bairro São Pedro. Três Requerimentos que eu pedi, três Indicações e nada foi feito. [...] E o que que aconteceu? Uma tragédia! A árvore caiu em cima do carro de um pontenovense. [...] Não tem condição, gente. É esperar acontecer uma outra tragédia?”, indagou.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: