Vereadora critica falta de transporte coletivo em Chopotó
A falta de abrangência das linhas de transporte coletivo na comunidade de Chopotó foi criticada pela vereadora Fiota (PSDB) no uso da Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (5). Ela destacou que as estradas estão em condições para a passagem dos ônibus.
“A São Jorge deixou de ir no Chopotó. A estrada do Chopotó está ótima, porque estive lá há poucos dias. Mesmo com chuva, a estrada está toda compactada, está toda arrumada”, explica a vereadora.
Fiota lembrou que encaminhou um ofício solicitando reparos na via à Fundação Renova e a instituição corrigiu os problemas. Segundo ela, nessa comunidade o transporte coletivo acontece em apenas alguns dias da semana e a falta de atendimento prejudica ainda mais aqueles que necessitam do serviço.
“Os moradores da comunidade Chopotó ficaram todos, todos, sem o ônibus no dia de segunda-feira. Sendo que o ônibus de Chopotó é só no dia de segunda. Como ficam as pessoas que só nos dias de segunda têm pra vir e o ônibus já não foi hoje?”, questiona a parlamentar.
Unificação
A realização de um estudo de viabilidade para unificar o atendimento do transporte público nas comunidades de Chopotó, Serra e Poaia, pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), foi solicitada pela parlamentar. “Vê a possibilidade de estar unificando Serra com Chopotó. O ônibus sobe na Serra e desce pela Poaia e sai no Chopotó, porque aí não vai ter problema de falar que foram poucos passageiros, porque tendo essas condições e aí os ônibus trafegam mais dias, segunda, quarta e sexta”, sugere a vereadora.
Descaso
Fiota reiterou as críticas à empresa São Jorge com os moradores de Chopotó. “O ônibus na sexta-feira também mudou o horário, veio de manhã, não avisou os passageiros que estavam dentro do ônibus. Eu peço, com o máximo de urgência, que olhe isso. [...] Que se avise um dia antes, ou na hora que o passageiro entrar no ônibus”, salienta a parlamentar.
Poda de árvores
A poda de uma árvore na rua Santa Lúcia, no Pontal, foi pedida pela vereadora. “Com urgência, a possibilidade de estar verificando se a responsabilidade é da Prefeitura ou se é do morador, porque está colocando em risco até o número 158”, reforça a vereadora.
A avaliação da situação de uma árvore na rua Antônio Luiz Aleixo, no Pontal, próxima ao campo, também foi um pedido da vereadora. “Nós estamos com medo devido aos ventos das chuvas que a árvore caia em cima do vestiário. Então eu peço ao Corpo de Bombeiros que vá fazer a vistoria, pra está vendo a possibilidade de está retirando aquela árvore, porque a raiz está ficando muito exposta”, pede a parlamentar.
Container
Fiota solicitou a instalação de um contêiner na rua Felisberto Leopoldo. “A moradora me ligou e me pediu. Estou pedindo a Marina para ver a possibilidade de estar colocando esse contêiner nessa localidade, [...] porque devido às chuvas passadas o contêiner foi levado e o local ficou sem”, solicita a vereadora.
O vídeo da participação da vereadora Fiota na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação