Vereador Wagner Gomides questiona ações da Secretaria de Esportes

por Imprensa — publicado 28/05/2021 14h23, última modificação 28/05/2021 14h23
O parlamentar também cobrou do Poder Executivo uma fiscalização mais atuante em relação ao descumprimento dos protocolos de prevenção da covid

A promulgação da Lei 4.472/2021, que teve origem no Projeto de Lei 5/2021, foi comentada pelo vereador Wagner Gomides (PV) durante a Palavra Livre da reunião plenária dessa segunda-feira (24). O texto torna os serviços de atividades físicas essenciais no município. O vereador lembrou que o projeto não foi sancionado pelo prefeito.

“Mais do que dizer que a nossa cidade não poderia tornar a atividade física essencial por conta do Plano Minas Consciente, [...] sancionar um projeto dessa mostra o quanto a gente estaria evoluído no que tange ao entendimento da atividade física em prol da saúde. [...] Infelizmente, a gente não conseguiu sancionar, ainda bem que o presidente teve o discernimento de fazer a promulgação”, falou.

O parlamentar lembrou que o orçamento da Secretaria Municipal de Esportes para o ano passado foi de R$ 629 mil. Ele indagou se o recurso foi usado para auxiliar os profissionais que atuam na área. “Então, nesse valor de 629 mil, o que foi feito para poder auxiliar o profissional que promove atividade física a se sustentar durante essa pandemia? Nada!”, frisou.

Ele avaliou que a Prefeitura deveria fiscalizar o uso de máscaras pelas pessoas na beira-rio e chamou a atenção para o fato de que muitos donos de restaurantes e bares cumprem os protocolos de prevenção da covid-19. “Tem muito bar e restaurante funcionando corretamente. Tem aqueles que não estão respeitando? Tem, a população pouco ajuda. Isso é um fato. Mas o poder público tem que fazer a parte dele”, defendeu e cobrou a fiscalização. Wagner lembrou que há fiscais aprovados em concurso público que estão aguardando pela convocação.

“Eu acho que o Poder Público tem que fazer a parte dele, a população tem que fazer a parte dela, os bares têm que fazer a parte deles, as academias têm que fazer a parte delas, o comércio tem que fazer a parte dele. A luta, o inimigo aqui é um só: o vírus. E aí a gente precisa pensar nisso com mais prudência e com mais ação”, afirmou.

Por fim, o vereador solicitou à Secretária Municipal de Meio Ambiente a limpeza da pista de caminhada da beira-rio.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.