Vereador sinaliza solução para longas viagens no transporte escolar rural
Durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (13), o vereador Zé Osório (PSB) sinalizou que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deve anunciar, ainda nesta semana, mudanças no transporte escolar rural. A expectativa, segundo ele, é que a secretária, Keila Lacerda, encontre uma solução para a longa permanência dos alunos das comunidades de Santa Helena e Dioguinho no transporte.
“A gente acredita que o sofrimento dessas crianças vai acabar agora e dos pais também. [...] Hoje a Keila assumiu um compromisso com todos os pais lá que essa semana ainda sai uma solução para a questão do transporte escolar”, disse.
Ilha Grande
Zé Osório comunicou que em breve os alunos da comunidade de Ilha Grande serão atendidos pelo transporte escolar rural. “A partir do próximo mês, aquelas crianças da Ilha Grande serão também transportadas, buscadas lá nas suas casas. Porque elas têm que andar quase três quilômetros para vir cá na estrada principal, pegar o ônibus para a escola municipal”, explica o vereador.
Férias-prêmio
Zé Osório também solicitou um estudo de viabilidade à Prefeitura que objetiva a redução do período aquisitivo de férias-prêmio para cinco anos. “Nós estamos tentando que diminua isso. Que possa passar para cinco anos e a pessoa possa [...] tirar no caso três meses possa converter um e meio em espécie e um e meio tirar. A gente avalia né qual sentido isso? De que a Prefeitura vai ter menos gente saindo em mais tempo e com certeza os cofres públicos têm que pagar menos também”.
O vereador comentou sobre as expectativas em relação às intervenções na rua Hélcio Totino, no bairro Vale Suíço. “A gente espera que essa rua realmente esteja né, feita de novo e com o pessoal com certeza, tem lá entrada e saída para os dois lugares do Vale Suíço lá”.
Capina
Osório ainda solicitou capina e limpeza de calçadas na avenida Vereador João Evangelista de Almeida. “A questão de passeio é responsabilidade do proprietário do imóvel. Mas nós precisamos que a fiscalização de posturas nossa tome também, façam notificações e realmente até multe esse pessoal”.
Vila Alvarenga
A realização de um estudo técnico para diminuir a dimensão de um canteiro na rua Santa Terezinha, no bairro Vila Alvarenga, foi pleiteada. “Porque ali é lugar que passa carreta o dia inteiro e realmente está sempre trazendo prejuízo, porque está sempre tendo que consertar os estragos”.
O vídeo da participação do vereador Zé Osório na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação