Vereador reprova obras e falta de planejamento da Prefeitura

por Mateus Pires publicado 20/02/2024 17h15, última modificação 20/02/2024 17h48
Guto Malta (PT) criticou a qualidade dos serviços de manutenção de vias realizados pela Prefeitura e indagou sobre o planejamento orçamentário elaborado pelo Executivo
Vereador reprova obras e falta de planejamento da Prefeitura

Vereador Guto Malta (PT) durante a Reunião Plenária dessa segunda (19)

Vazamento de esgoto, obra que precisa ser refeita e intervenção em via com afundamento foram alguns dos problemas do Município citados pelo vereador Guto Malta na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (19). O parlamentar criticou a morosidade da Prefeitura em resolver demandas estruturais e a qualidade dos serviços executados e ressaltou os ônus gerados por essa situação.

“Suplico pela misericórdia de Jesus vivo: façam intervenção, façam as obras bem-feitas, finalize, finaliza a obra, começa, inicia, vai ‘no’ meio e finaliza e de qualidade. Esse trem de ficar fazendo faz e refaz tem um custo estrondoso. Haja dinheiro, haja orçamento!”, desabafou o vereador.

Guto relatou demora do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes) em atender o pedido de reparo na rede de esgoto em frente à entrada do Clube Palmeirense. “Deve ter mais de 60 dias. [...] O esgoto está saindo na porta, na casa em frente à portaria do Clube. A gente pede e a gente orienta as pessoas: liga lá para o Dmaes. É como se fizessem ouvido de mercador”, avalia.

O vereador também criticou a obra realizada na avenida Francisco Vieira Martins, próximo ao Hotel Milênio. “Outra obra mal feita. Já é a terceira vez. Está afundando, está afundando”, alertou.

Rua João Vidal de Carvalho

O parlamentar apontou problemas na conclusão de uma obra na Rua João Vidal de Carvalho, no bairro Guarapiranga. “O serviço ficou até bem feito, mas era para ter impedido a passagem de ônibus, de carros. [...] Se você faz um serviço de estrutura de cimento, você tem que deixar pelo menos 24 horas, no mínimo, para ele poder curar. Não fizeram”, afirmou.

“Agora é que eles puseram ali uma sinalização, senhor presidente, aí o pessoal está vindo ali pela lateral. Na lateral tem uma tampa de bueiro que sumiu que tem mais de ano que eles não colocam lá. E aí o que está acontecendo? Está afundando”, completou o vereador.

Outras críticas

Em referência ao Projeto de Lei (PL) do Executivo nº 4.051/2024, que começou a tramitar durante a Sessão e inclui dotação orçamentária, por meio de Crédito Adicional Especial no valor aproximado de R$ 925 mil no orçamento vigente do Dmaes, Guto criticou o planejamento orçamentário da Prefeitura. “Mal findou o 2023, já tem aí um pedido de abertura de crédito especial de quase um milhão de reais. [...] Ou não sabem fazer orçamento ou desaprenderam”.

Guto ainda repudiou a morosidade do Executivo em pagar o benefício por desempenho aos servidores do setor de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, que foi aprovado pela Câmara em dezembro de 2023. “Nós votamos aqui, o presidente articulou, todos nós nos mobilizamos. Sabe quando que eles pagaram o pessoal? Agora em fevereiro!”.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,