Vereador reponde a questionamentos sobre sistema de energia fotovoltaica da Câmara

por Rachel Monteiro publicado 14/11/2024 18h56, última modificação 14/11/2024 18h56
Dr. Wellerson Mayrink (PRD) esclareceu as dúvidas feitas pelo colega Antônio Carlos Pracatá (PDT) relacionadas à contratação dos serviços de instalação do sistema
Vereador reponde a questionamentos sobre sistema de energia fotovoltaica da Câmara

Vereador Dr. Wellerson Mayrink (PRD) na Reunião Plenária dessa segunda-feira (11/11/2024).

Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (11) , o vereador Dr. Wellerson Mayrink respondeu a alguns questionamentos a respeito da contratação dos serviços de instalação do sistema de geração de energia fotovoltaica da Câmara, feitos por meio do Ofício nº 165/2024 do vereador Antônio Carlos Pracatá. O presidente da Mesa Diretora informou que o sistema foi licitado em 2022 na gestão do então presidente Pracatá.

“Essas obras, como é de conhecimento de Vossa Excelência, não se encontravam concluídas. [...] Inclusive, o contrato pressionou a celebração de aditivo no início de janeiro de 2023 para adequar a execução do serviço em razão da supressão e adição de itens no objeto, embora a obra já estive inaugurada”.

Dr. Wellerson observou que o local escolhido para instalar o sistema causou contratempos ao Executivo devido ao barulho dos equipamentos e ao excesso de calor.

“Foi desligado por solicitação da própria Prefeitura ante ao transtorno causado naquela Secretaria [Municipal de Saúde]. Sendo de responsabilidade da Câmara a verificação e a adequação técnica das instalações conforme o termo de cooperação firmado por Vossa Excelência com o Executivo, tornou-se necessária a busca por alternativas mais adequadas para a locação dos equipamentos no próprio prédio, de forma a reduzir custos e a garantir o funcionamento do sistema. [...] Porém, a empresa após executar a maior parte dos serviços, não concluiu a instalação; o que importará na aplicação de multa e penalidades contratuais”.

O vereador ressaltou ainda que a mudança do local gerou um aditivo contratual no valor de quase 18 mil reais.

Dr. Wellerson disse que a Câmara aguarda a entrega definitiva dos relatórios do engenheiro responsável para que todas as pendências contratuais possam ser sanadas de forma a garantir a conclusão do serviço. “O mesmo relatório é essencial para que sejam aplicadas as multas e a penalidade estabelecidas”.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.