Vereador relata falta de serviços básicos em rua do Vale Verde

por Mateus Pires publicado 27/06/2024 17h10, última modificação 27/06/2024 17h10
Zé Roberto Júnior (Rede) disse que a rua Manoel Rodrigues Pereira “está parecendo rua de roça”
Vereador relata falta de serviços básicos em rua do Vale Verde

Zé Roberto Júnior (Rede) durante o uso da Palavra Livre do dia 24/06/2024

A situação da rua Manoel Rodrigues Pereira, no bairro Vale Verde, foi criticada pelo vereador Zé Roberto Júnior, durante manifestação na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (24). “Lá não parece rua de dentro da Cidade, não. Lá está parecendo rua de roça”, avaliou.

O parlamentar ressaltou que o local recebeu intervenções de urbanização, mas a falta de manutenção ocasionou diversos problemas de infraestrutura. Além disso, os moradores da Rua não têm acesso a serviços públicos básicos.

“Coleta de lixo não tem, [...] saneamento básico muito menos. [...] Serviços que deveriam ser constantes em todas as moradias da Cidade que são cobradas lá também, mas infelizmente não estão tendo a prestação do serviço mínima. [...] Tampas de bueiros foram roubadas, cabos de energia foram roubados. Então, a situação é de fazer uma nova reurbanização no espaço”, avaliou.

Zé Roberto lembrou que, apesar da Prefeitura não realizar os serviços básicos no local, os moradores são cobrados todos os anos quanto ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). “O bairro Nova Copacabana, cito essa Rua também, não está tendo o mínimo de atenção necessária pelo Poder Executivo para suas devidas manutenções. [...] Todo ano bate lá o IPTU e aí há reclamação por parte dos moradores, com razão”.

Caixas de energia

O vereador comentou sobre as caixas de energia que estão destampadas em calçadas, como na Beira-Rio e na ponte entre os bairros Palmeiras e Triângulo. “Eu acredito que seja isto: possa ser alguém querendo pegar as tampas de ferro para poderem vender talvez em um ferro velho para adquirirem algum dinheiro, infelizmente”, comentou.

Ele recebeu uma resposta da Prefeitura quanto à manutenção dessas estruturas e foi informado de que o serviço deve ser realizado a partir de julho. “A gente espera que isso de fato venha a ser executado por essa empresa de reparo, porque algumas pessoas já se machucaram com essas tampas que acabaram se tornando buracos”.

Parcerias público-privadas

Zé Roberto defendeu a realização de parcerias público-privadas para a manutenção de estruturas e espaços públicos, como praças, academias ao ar livre e abrigos de pontos de ônibus. “Eu não vejo outra saída que não pensarmos um pouco mais para frente com relação às parcerias público-privadas. [...] Mas eu vejo muito mais contribuição por parte do empregador ali de quem vai adotar, do que de fato um benefício para ele. Então, a gente tem que equilibrar isso”.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: