Vereador reforça importância de políticas públicas para saúde mental

por Divisão de Comunicação* — publicado 17/08/2022 18h07, última modificação 17/08/2022 18h07
Wagner Gomides (PV) salientou que, após a pandemia, o índice de adoecimento mental cresceu
Vereador reforça importância de políticas públicas para saúde mental

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 15/08/2022

Durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (15), o vereador Wagner Gomides (PV) reforçou a importância de políticas públicas voltadas para a saúde mental. Ele questionou quais medidas o município de Ponte Nova tem tomado quanto a isso.

“A pandemia intensificou esse processo de adoecimento mental. No que se refere a Ponte Nova, eu me pergunto: estamos, de fato, executando políticas públicas e sociais voltadas para a saúde mental? Qual investimento em prevenção de saúde mental, através dos dispositivos públicos, nós temos feito?”, questiona o vereador.

O vereador disse considerar importante um mapeamento para a criação de propostas de ações de prevenção quanto à saúde mental. “Precisamos mapear a situação do nosso povo, para que possamos propor ações que ataquem diretamente o problema da nossa população”, defende o vereador.

Wagner Gomides salientou que o mapeamento é de suma importância, pois assim é possível visualizar a origem dos problemas e agir a partir disso. “Devemos mapear quais bairros apresentam adoecimentos mentais, sintomas de ansiedade, a depressão, o uso de substâncias, para que as ações sejam assertivas. [...] Sem traçar onde a gente vai agir, seria a mesma coisa que andar no escuro”, salienta.

O parlamentar enfatizou que existe uma Lei que possibilita a efetivação de formas de prevenção do adoecimento mental, entretanto poucas coisas vêm sendo feitas. Segundo ele, seria ideal a criação de pontos de apoio, presencial e remoto.

“Hoje, ainda que tenhamos uma lei aprovada para pensarmos e executarmos ações nesse sentido, efetivamente pouca coisa vem sendo feita.  Entendo que deveríamos discutir um projeto de ação que envolvesse uma política de prevenção e apoio. Propondo parcerias com instituições de ensino e profissionais interessados em ações de voluntariado. Criando pontos em postos de atendimento, presencial e remoto. Além de um espaço destinado a valorização da vida”, afirma.

Além de incentivo a esportes e a cultura, o vereador propôs a possibilidade de intensificação dessas ações em áreas que mais sofrem com o adoecimento mental. “Sei que temos feito diversas ações de esporte, no lazer, principalmente na cultura. Entendo ser esse um caminho importante para cuidarmos da saúde mental da população pontenovense. Mas seria possível intensificarmos isso nas áreas que mais sofrem com esse adoecimento?”, indaga o parlamentar.

Geração de empregos

A política de desenvolvimento para geração de empregos em Ponte Nova também foi questionada pelo vereador.

“Temos fomentado a política de desenvolvimento para o trabalho? Quais contribuições temos dado, enquanto poder público, para diminuir a desigualdade social em que nossas famílias estão inseridas? O que estamos fazendo para promover a capacitação técnica do nosso povo? E se estamos fazendo tudo isso, estamos atingindo todos aqueles que precisam? De fato, todas as pessoas sabem que o município está promovendo essas ações de formação?”.

Medidas de prevenção

Wagner Gomides disse entender a colocação dos outros parlamentares quando sugerem como medida de prevenção a instalação de grades próximas às pontes. Entretanto acredita que esses meios proporcionam uma falsa sensação de segurança.

“Entendo a colocação dos meus colegas de sugerir a colocação de grades na ponte, que tem sido foco de tentativas de suicídio na nossa cidade. Mas as grades darão uma falsa sensação de segurança, da mesma forma que não existem mais manicômios, porque se entendeu que prender não é uma forma de tratar”, reforça o parlamentar.

O vereador reforçou que sua fala é um pedido de socorro e uma forma de dar voz aqueles que precisam de ajuda. “A minha fala, Presidente, é um pedido de socorro. É sendo voz aqui de muita gente que está adoecida mentalmente aqui na nossa cidade. E não está conseguindo nem pedir socorro. E nós precisamos chegar a essas pessoas, antes que mais tentativas, como a que foi noticiada pela TV Educar na semana passada, elas aconteçam, porque já está virando uma rotina na nossa cidade. E a gente precisa, precisa muito começar agir”, salienta o parlamentar.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: