Vereador recomenda ‘estar atento’ e ações para aumentar segurança em escolas
“A gente precisa de estar atento a isso, porque não precisamos esperar acontecer aqui para tomar alguma solução”, defendeu o vereador Zé Roberto Júnior (Rede) em relação aos rumores de violência em escolas. A manifestação se deu durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (10), quando ele também defendeu a realização de uma Audiência Pública sobre o assunto.
“É isso que é o momento, ouvir os especialistas para podermos juntos podermos construir ações. [...] Não adianta ficarmos apreensivos e talvez falarmos coisas que a gente não tem informação segura sobre aquilo.
O parlamentar comentou sobre medidas possíveis de serem adotadas para aumentar a segurança nas escolas. “Além da fiscalização da Polícia Militar e Civil com a parte de inteligência e fiscalização ostensiva, é também verificar se as câmeras dos colégios estão funcionando, colocar mais pessoas na porta para poder passar só os alunos para dentro das salas, conferir os muros, cercas, essas coisas que são de cotidiano”.
Saúde
Ainda na tribuna, o vereador abordou sobre a situação dos serviços de saúde no município, que têm sido assunto frequente em plenário por conta da insatisfação da população. Zé Roberto também disse ser necessária uma Audiência Pública sobre o tema.
“Saber o que a Prefeitura daqui está fazendo, mas saber o que as outras prefeituras estão fazendo, porque essa demanda também está vindo de outras cidades. É preciso que a gente também estimule ele a fazer alguma coisa lá. Não pode trazer tudo para Ponte Nova, porque Ponte Nova vai entrar em colapso mesmo”, contou.
Transporte público
Zé Roberto chamou a atenção para a necessidade de se discutir sobre o futuro do transporte público em Ponte Nova. Ele também avaliou ser necessária uma Audiência Pública.
“A situação é muito mais complicada do que parece. Quando você vê de fato a planilha de custos do transporte, é muito pior do que parece. Então, assim, é necessário que a gente faça essa audiência o mais rápido possível”.
A princípio, segundo Zé Roberto, modificar a forma como o transporte escolar é ofertado pode ser um caminho para solucionar o financiamento do transporte público. “Nós, hoje, subsidiamos duas vezes através de frota própria, que aí você tem todos os custos de manutenção de uma frota, [...] com o subsídio que você tem dentro do transporte comum hoje, que é o transporte coletivo. Entender que o transporte escolar ele só transporta alunos e o transporte público ele pode transportar alunos e pessoas também”, destacou.
O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.