Vereador questiona falta de compromisso da Prefeitura na solução de demandas

por Divisão de Comunicação* — publicado 21/12/2022 18h16, última modificação 21/12/2022 18h16
Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS) manifestou na Palavra Livre após ser marcado por um cidadão em uma rede social que pediu solução de problemas em uma via
Vereador questiona falta de compromisso da Prefeitura na solução de demandas

Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS) durante o uso da Palavra Livre do dia 19/12/2022

O vereador Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS) utilizou a Palavra Livre durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (19) para questionar a falta de comprometimento do Executivo quanto às demandas do município.

“Em 2020 nessa cidade se fez muita coisa, ‘será por que era ano eleitoral?’ Porque se fez tanto em 2020 e tem dois anos que não tem feito nada?”, questiona o vereador.

A manifestação ocorreu após o parlamentar ter sido cobrado em uma rede social por um cidadão insatisfeito com a estrutura da via onde reside. O vereador pediu desculpas para o cidadão e reforçou que o que cabe ao Poder Legislativo é feito.

“Eu peço desculpa por ele não ter tido a rua dele com a manutenção devida que devia ter. Não só a rua dele, mas Ponte Nova. [...] Eu quero dizer para esse cidadão, a nossa função que nós mais fazemos nessa casa aqui, nós 13 vereadores, é fiscalizar e cobrar. A execução é do Poder Executivo”, disse.

O vereador reforçou que o atual prefeito foi eleito democraticamente com aproximadamente 82% dos votos. Contudo, na visão dele, está claro que a população está insatisfeita. “Essa foi escolha que Ponte Nova fez e está aí o prefeito cuidando da cidade de forma que a população até um cego está vendo. Não adianta falar, porque o pior cego é aquele que não quer ver”.

Relação entre os poderes

A importância da relação entre os poderes Executivo e Legislativo para a realização de políticas eficazes foi ressaltada pelo vereador. Ele destacou uma fala do secretário municipal de Obras, Luiz Henrique, em recente participação na Tribuna Livre.

“O representante do Poder Executivo veio nessa Casa aqui e falou que a culpa é do G7, sendo que nós fizemos aqui tudo democraticamente. A discussão tem que ser trazida por essa Casa. A discussão tem que ser entre os poderes Executivo e Legislativo”.

Sérgio Ferrugem ainda comentou que a demanda do reclamante é algo que não deveria ser cobrado. “O que ele está solicitando aqui é coisa que nem precisava de solicitar, que é a limpeza, é mato grande, é o muro correndo o risco de cair. Então essas são as demandas de Ponte Nova. É segurança, é redutor de velocidade, é na área da educação, transporte público para as crianças. É na área da saúde, várias filas de exames”, avalia.

Emenda Impositiva

Ao citar as filas dos exames, ele disse que para algumas especificidades o tempo de espera é longo. Ele destacou a mobilização dos parlamentares para possibilitar a realização de exames de colonoscopia no município por meio da emenda impositiva.

“A gente destinou a emenda de sete vereadores que deu o total de quase R$ 400 mil para desafogar a fila de exames lá no hospital. Então essa é de forma que nós temos feito o nosso trabalho”, comenta.

Defesa da democracia

Sérgio Ferrugem salientou que existem diferenças entre oposição e discussão.

“Eu faço aqui é a democracia. Eu trago ao debate, a discussão. Quando o nosso secretário, José Roberto, falou que a discussão é democracia, e é democracia, não é oposição. Ele foi muito feliz na fala dele, gostei muito. [...] Isso sim é política, é democracia. A gente tem que fazer essa democracia se valer, porque temos que saber separar oposição e a discussão”.

Responsabilidade

O vereador reforçou que são necessários comprometimento e responsabilidade para as atividades do poder público.

“Vamos torcer que em 2023 consiga se resolver então as demandas de Ponte Nova aí, que são tantas. Não só as de responsabilidade do município, mas também as que são terceirizadas, empresas terceirizadas, porque as obras derreteram tudo aí e por ai se vai o dinheiro do povo, pro ralo abaixo. Então tem que ter muito comprometimento, muita responsabilidade”, defende.

O vídeo da participação do vereador Sérgio Ferrugem na Palavra Livre está disponível no canal da Câmara no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: