Vereador quer solução para transporte escolar e anuncia perfuração de poços artesianos
Ajustes no transporte escolar para os alunos das comunidades de Dioguinho e Santa Helena foram solicitados pelo vereador Zé Osório (PSB) durante o uso da Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (13). De acordo com ele, é necessário que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) avalie outras formas de atender os alunos.
Segundo Zé Osório, atualmente os estudantes ficam por um longo período nos veículos. “Realmente é preciso tomar uma providência. Não pode deixar o menino rodando dentro do ônibus uma hora pra chegar na escola”.
Ele também pediu uma reavaliação quanto ao transporte escolar dos alunos da Escola Municipal Otávio Soares. Segundo ele, o oferecimento do sexto horário em algumas escolas faz com que outros alunos precisem aguardar muito tempo para irem para casa.
“Essa questão do sexto horário precisa ter uma avaliação melhor da Semed, porque você não pode tirar um aluno de uma escola e ele ficar aguardando uma hora depois a outra escola acabar para ser transportado para casa. Os alunos estão chegando, principalmente da zona rural, estão chegando em casa lá uma hora e meia, duas horas depois que saiu da escola”, relata.
Poços artesianos
Zé Osório informou que os poços artesianos das comunidades Passa Tempo, Bom Será e Cedro aguardam a finalização das intervenções para que possam ser utilizados. “Precisamos agora da parte final, a canalização, para que o pessoal possa ter água de melhor qualidade nas suas casas”.
O vereador esclareceu que em breve terá respostas sobre o motivo que levou o Executivo a não furar o poço artesiano da comunidade de Ribeirão Mata Cães “Foi tentado fazer um poço artesiano lá, infelizmente não conseguiu”.
Osório explicou os motivos pelos quais não foi possível a realização de poços artesianos na comunidade de Santa Helena. “Infelizmente é uma rocha muito grande lá, não se conseguiu perfurar o poço, além da análise feita da água, conseguiu apurar lá, uma água, realmente, é uma água que não é de boa qualidade”.
Quadra poliesportiva
Zé Osório voltou a reforçar que vem cobrando do executivo soluções para a iluminação e a demarcação da quadra poliesportiva do bairro São Geraldo. “Já é um compromisso do prefeito desde o primeiro mandato iluminar aquela quadra do bairro São Geraldo. A gente espera ter uma resposta o mais rápido possível”.
Calçamento
O pedido da reforma do calçamento da rua José André de Almeida, no bairro São Judas Tadeu, também foi ratificado pelo vereador. “A rua está afundando. Tem pessoas que não conseguem nem entrar na garagem mais. Nós estamos pedindo uma atenção especial da Prefeitura”.
Rede de drenagem
Soluções quanto ao escoamento da água pluvial e ao calçamento da rua Paulo Moreira Brandão, no bairro Nova Copacabana, foram cobradas pelo vereador. Segundo ele, nas últimas chuvas, três casas foram prejudicadas com os altos níveis de chuva.
“A enxurrada que desce ali naquele bairro prejudicou três casas lá. Três casas realmente bem danificadas. [...] Precisa de fazer uma rede de drenagem ali. Calçar aquela rua. A rua está sendo perdida, metade da rua já [...] está cheia de erosão, os canos de esgoto e água tudo aparecendo”, salienta o parlamentar.
Pontilhão
A instalação de barras de segurança no pontilhão de ferro foi comunicada pelo vereador. “Essa proteção foi muito bacana colocada, trouxe mais segurança para as pessoas que ali passam. Já tiveram problemas com as pessoas terem caído ali. Então a gente fica satisfeito também, agradece o pessoal do Dmaes [Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento] em parceria com a Prefeitura que fez esse trabalho em conjunto”.
Parceria
O vereador disse que a parceria entre a Prefeitura e as comunidades rurais, proposta por ele, para a execução de serviços, vem dando certo. Segundo ele, um exemplo disso é a limpeza entre as localidades Peãozinho e Gentio.
O vídeo da participação do vereador Zé Osório na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação