Vereador quer cerca nas margens de rio para evitar presença de capivaras em praça

por Divisão de Comunicação* — publicado 23/03/2022 12h55, última modificação 23/03/2022 12h56
André Pessata (PODEMOS) reforça que capivaras estão saindo do rio e indo para a praça da Rasa. Ele alerta que elas podem trazer doenças para as pessoas que frequentam o local.
Vereador quer cerca nas margens de rio para evitar presença de capivaras em praça

Registro de capivara na praça do bairro Rasa e do vereador André Pessata na reunião do dia 21/03/2022 | Imagem: reprodução/Câmara de Ponte Nova

A construção de uma cerca, com o intuito de impedir que capivaras saiam do Rio Piranga e se desloquem para a praça situada no bairro Rasa, foi um dos temas das Indicações realizadas pelo vereador André Pessata (PODEMOS), durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (21). Segundo ele, as pessoas que frequentam o local correm o risco de serem infectadas pela Febre Maculosa Brasileira, que é transmitida pelo carrapato-estrela, que se hospeda em capivaras.

“Nessa Indicação de hoje, nós pedimos uma cerca ao longo do rio lá, desde a ponte ao lado da [rua] Joaquim Machado Guimarães. Que construa uma cerca dessa de arame. [...] Passei ali quatro horas da tarde, as capivaras bem lá oh”, conta o vereador.

Ele solicitou a limpeza dos arredores e da Escola Municipal João Guimarães. “Essa parte aqui onde tem um parquinho ‘tá’ sempre limpa, bonito, podado. Mas lá em cima, pra cima do posto de saúde, ‘tá’ precisando de uma limpeza, de uma capina”, ressalta.

A colocação de placas indicando a proibição do trânsito de bicicletas na área da pista de caminhada situada na rua Joaquim Machado Guimarães, no bairro Rasa, também foi pautada por Pessata. Segundo ele, a empreiteira responsável pela obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está utilizando a rua via para a realização das obras, acarretando no aumento do fluxo de veículos na Rua Joaquina Chaves Guimarães e, por isso, os ciclistas estão utilizando a pista de caminhada para andarem de bicicleta.

“Muito das vezes, as pessoas estão caminhando na pista de caminhada e, de repente, é surpreendido por algum ciclista, quase acontecendo ali um acidente”, enfatiza o vereador.

A retirada de terras cedidas pelo desabamento de um barranco na comunidade de Lajes do Piranga também foi solicitada pelo vereador. “Nós estamos pedindo à Prefeitura que providencie a retirada dessa rampa, uma vez que tá ficando o trânsito só numa via da estrada”, aponta o vereador.

Ele requisitou a restauração da ponte situada na comunidade da Braúna, pois o trânsito impedido também impossibilita a passagem de ônibus neste local. “Essa ponte, há mais de uns seis meses, ela ‘tá’ lá prejudicando o trânsito. Foi feito duas vezes remendo nela lá. Foi feito assim paliativo, mas os moradores mesmo que fizeram”, reforça o vereador.  

A construção de uma academia ao ar livre no bairro São Judas, na divisa com o bairro Primavera, também foi pleiteada pelo vereador. Segundo ele, esses bairros não possuem academia, por isso se construída entre eles, a estrutura atenderia pessoas dos dois locais.

“Tem área livre lá no bairro Primavera. Até então, segundo ela, a desculpa era que São Judas não tinha uma área lá pra colocar academia. Então use ali no alto né, na divisa dos dois bairros”, salienta o vereador.

O vídeo da participação do vereador André Pessata está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: