Vereador quer ações de preservação em área ambiental no bairro São Geraldo

por Divisão de Comunicação* — publicado 25/05/2022 15h16, última modificação 25/05/2022 15h16
André Pessata (PODEMOS) procura soluções junto à Comissão de Defesa do Meio Ambiente, ao Executivo e moradores do local para manter área preservada no bairro São Geraldo após queimadas que atingiram a região
Vereador quer ações de preservação em área ambiental no bairro São Geraldo

André Pessata durante o uso da Palavra Livre do dia 23/05/2022 | Imagens: Ronaldo Fernandes/André Pessata/Câmara de Ponte Nova

A visita realizada pelo vereador André Pessata (PODEMOS) por meio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da Câmara de Ponte Nova no bairro São Geraldo foi a principal pauta abordada pelo parlamentar na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (23).

Acompanhado dos vereadores Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS) e Juquinha Santiago (AVANTE), Pessata contou que o grupo esteve na Rua José Alberto Bergamini. O objetivo foi conhecer a área de preservação que os moradores vêm zelando e cuidando a fim de preservar o local.

O parlamentar comentou sobre o plantio, feito pela população, de diversas árvores e disse que, nesta época do ano, as queimadas atrapalham a preservação do local. “Tem aí algumas espécies que foram plantadas, estavam verdes e bonitas, e devido aos incêndios que aconteceram lá nos últimos dias, a pedidos dos moradores, nós tivemos lá”, explicou.

André Pessata informou que os vereadores enviaram um pedido de explicações e providências para serem tomadas pelo Executivo. Eles querem que o espaço seja preservado pela Prefeitura Municipal de Ponte Nova. Além disso, o vereador lembrou que a Prefeitura roçou a área, mas não recolheu o lixo.

Ele pede ainda que o Executivo faça uma manutenção da área após as queimadas. “Então nós viemos aí, pedir ao Executivo, junto com a Comissão, que fizesse aí esse trabalho da limpeza do local, com capina, roçada, e que fizesse o coroamento dessas plantas também”, pediu.

Calçamento nos Três Tiros

O vereador falou ainda sobre a solicitação de calçamento das estradas localizadas na comunidade de Três Tiros.

Segundo o parlamentar, esse pedido já foi realizado outras vezes, mas ainda não foi atendido. Ele destacou a importância da comunidade para o município. “É uma das comunidades mais antigas aqui do nosso município. E o Três Tiros vem diminuindo, a exemplo de outras comunidades rurais que está só crescendo, né? Como aí a gente tem várias comunidades que têm aumentado as casas, o Três Tiros infelizmente está diminuindo o seu tamanho”, disse.

Por fim, André Pessata pediu o calçamento rural em aproximadamente 100 metros do morro da Pedreira, na estrada do Vão Grande. Ele salientou que o morro tem difícil acesso para moradores do local, além de caminhões que sobem com muita dificuldade devido às péssimas condições do local.

O vídeo da participação do Vereador André Pessata na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Nara Rozado sob a supervisão da Divisão de Comunicação