Vereador pede solução para problemas que atingem a zona rural

por Divisão de Comunicação* — publicado 29/06/2022 18h13, última modificação 29/06/2022 18h13
Zé Osório (PSB) reforçou que com a aprovação do Programa de Conservação de Estradas Rurais é possível que as demandas da zona rural sejam atendidas
Vereador pede solução para problemas que atingem a zona rural

Zé Osório (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 27/06/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

No uso da Palavra Livre, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (27), o vereador Zé Osório (PSB) cobrou melhorias para as comunidades situadas na zona rural do município. Segundo ele, na região do Bom Será ainda aguarda a conclusão do patrolamento.

“Ela foi lá, fez o serviço no Bom Será, que é uma área rural. Mas ficou um trecho sem ser feito, ela ficou que ia voltar a fazer, e até hoje não voltou”, explica o vereador.

A retirada de entulhos e mato após o calçamento de rua na comunidade do Atambu foi solicitada pelo vereador. De acordo com ele, o problema causa insegurança para os moradores e, após a aprovação do Programa de Conservação de Estradas Rurais do Município (Procer), é esperado que essas demandas sejam atendidas.

“Onde foi calçado está cheio de entulhos, cheio de mato, colocando até em risco os moradores de lá. [...] Foi aprovado o projeto nesta casa, o projeto do Presidente, onde criou essa frente de trabalho para a zona rural. A gente espera que a Aline [secretária municipal de Desenvolvimento Rural] possa está providenciando isso”, reforça o parlamentar.

Transporte na zona rural

A ampliação do transporte público que atende a comunidade de Santa Helena para três vezes ao dia foi outro pedido apresentado pelo parlamentar. Segundo ele, as pessoas que moram nessa região eram atendidas pelos ônibus do Gentio, entretanto, com a queda da ponte no Vau-Açu, a linha foi suspensa.  

“Pelo menos três ônibus durante o dia, um de manhã, um na hora do almoço e um de tarde. A comunidade não tem ônibus, era o ônibus do Gentio que passava por lá, não está passando mais”, salienta o vereador, que também pediu o transporte para a comunidade do Gentio.

Troca de lâmpadas

A pedido dos moradores, o vereador solicitou a troca das lâmpadas de vapor de sódio, na rua Senador Miguel Lana, localizada no centro, para lâmpadas de LED. Segundo ele, a falta de iluminação traz insegurança aos transeuntes. “Realmente está muito escuro, causando insegurança. [...] A gente tem aqui essas respostas nos próximos dias”, explica o vereador.

Castração de cães e gatos

Zé Osório sugeriu a realização de um novo mutirão de castração de cães e gatos. Ele relatou que a população tem cobrado o serviço. “O município fez esse mutirão aí, mas estão pedindo informação se esse ano haverá isso de novo”.

Ponto de apoio à saúde do Brito

O atendimento no ponto de apoio à saúde que atende a comunidade rural do Brito foi questionado pelo vereador Zé Osório. De acordo com ele, o médico responsável pela unidade se aposentou e o local não tem água e nem energia elétrica. Ele falou que a Secretária Municipal de Saúde (SEMSA) considera a estrutura não como um posto de saúde, mas sim um ponto de apoio. “Segundo ela, lá não se tem uma equipe formada, é um ponto de apoio, o pessoal lá é atingido no PAM [Posto de Atendimento Médico], mas precisa esclarecer os moradores”, explica o vereador.

Agradecimentos

O vereador agradeceu ao secretário municipal de Obras pelo cascalhamento da rua Maria Ignácia de Almeida, localizada no bairro Nova Copacabana. Ele aproveitou para pedir que outras demandas do bairro sejam atendidas e mostrou satisfação com a resposta a seu pedido de instalação de bancos na Praça Elísio Bartolomeu, que deve acontecer nesta semana.

O vídeo da participação do vereador Zé Osório está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: