Vereador pede audiência pública com a Renova sobre indenizações para PN

por Mateus Pires publicado 28/03/2023 18h25, última modificação 28/03/2023 18h24
Guto Malta (PT) informou que a Fundação não fez o pagamento de R$ 7 milhões como medida compensatória pelos danos causados ao município pelo rompimento da barragem em Mariana
Vereador pede audiência pública com a Renova sobre indenizações para PN

Guto Malta (PT) durante o uso da Palavra Livre do dia 27/03/2023

Ao compartilhar a resposta da Prefeitura ao Requerimento de informações sobre as ações compensatórias da mineradora Samarco em Ponte Nova, o vereador Guto Malta (PT) solicitou a realização de uma audiência pública com representantes da Fundação Renova. Na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (27), ele informou que a instituição não pagou a indenização ao município.

“A Renova agravou, conseguiu um efeito suspensivo e não transferiu os R$ 7 milhões para Ponte Nova e não fez nada, não faz nada, fica só no discurso da propaganda bonita. [...] É urgente que nós façamos aqui uma audiência pública para chamar a Fundação Renova, que tem que responder pelo crime. E nós estamos no auge da repactuação do crime de Mariana”, destacou.

Outras respostas

Guto também compartilhou em plenário as informações obtidas por meio de outros requerimentos enviados ao Poder Executivo. Ele criticou a resposta sobre a disponibilização de unidades da Farmácia Popular no Vau-Açu e no bairro Sagrado Coração de Jesus.

“Quem tiver respondendo esses requerimentos tem que estudar, tem que procurar saber, que sequer menciona o Pacheco”, observou. “A farmácia lá no São Pedro tem quatro anos que ela está pronta. Agora que eles vão contratar farmacêutico? Agora?”, acrescentou a indagação.

Já sobre o pedido de informações sobre os procedimentos de remoção de veículos abandonados, Guto também desaprovou a resposta. “A resposta é patética. [...] Dizendo que o Código de Trânsito foi mudado agora dia 5/9. Não precisa mudar o Código de Trânsito não, porque nós discutimos exaustivamente aqui, inclusive com a presença do procurador municipal. A lei municipal permite a remoção, independente do código de trânsito”, frisou.

Violência contra a mulher

O parlamentar comentou sobre a participação numa roda de conversa sobre violência contra a mulher. “Nós precisamos construir a rede de proteção. Não basta a lei, não basta o afastar do agressor, nós precisamos de ter um estado [...] com aparatos para poder colher a mulher vítima da violência doméstica”, avaliou.

Pedidos

O vereador também apresentou pedidos ao Poder Executivo. Ele quer saber quais os critérios adotados para oferta de vaga em creches, informações ao Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes) sobre entupimento de bueiro na rua Sebastião Francisco de Oliveira, no bairro Guarapiranga, e instalação de placa na ponte em frente ao banco Sicoob indicando o sentido Belo Horizonte à esquerda

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: