Vereador pede à Semut informações sobre o trânsito próximo a escolas
A Câmara aprovou, por unanimidade, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (24), o Requerimento de Informações nº 4/2025. Quem assina o documento é o vereador Wagner Gomides, que pede à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (Semut) esclarecimentos acerca da trafegabilidade próximo a escolas municipais, sobretudo à E.M. Miquelina Martino Moreira dos Santos, no Centro; ao CEMEI Arco-Íris, no Palmeirense; e ao CEMEI Santíssima Trindade, no Triângulo. “Com a volta às aulas, o número de veículos e a trafegabilidade no local são intensos, o que pode causar acidentes”.
Wagner observou que o problema é recorrente e já foi motivo de debates na Câmara. “Infelizmente, ainda nada mudou. Estou reiterando esse questionamento e pedindo à Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte se, de fato, houve algum estudo e se vai haver alguma intervenção para que esse trânsito melhore”.
Ele relatou como está sendo o tráfego na porta das escolas. “No Miquelina, ali no bairro Sumaré, está muito complicado. São crianças pequenas que transitam em meio aos carros e isso é um risco muito grande. Lá no bairro Palmeirense as pessoas têm parado os carros em cima do passeio e jogando o pedestre para o meio da rua. E aqui na Santíssima Trindade, prometeu-se já há bastante tempo uma faixa elevada ali que liga o bairro Triângulo Novo ao [...] CEMEI Santíssima Trindade [...] e também ainda nada foi feito”.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara, que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.