Vereador Leo Moreira participa de reunião pró reativação de malha ferroviária na região
O vereador Leo Moreira falou na Palavra Livre da reunião plenária dessa segunda-feira (2) sobre a reunião ocorrida com representantes da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e região (Coosuiponte) e o presidente da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual João Leite. O objetivo do encontro foi tratar da reativação da linha férrea na região.
“Hoje, o debate foi para que o estudo contemple o atendimento a suinocultura da nossa região. E que o transporte ferroviário vai baratear em sete vezes o custo que é pago hoje pelo rodoviário. São cerca de 400 carretas que circulam entre Ponte Nova e o triângulo mineiro trazendo grãos, milho, soja e farelo para alimentar aqui cerca de 95 mil matrizes que nós temos na região de Ponte Nova”, ressaltou Leo.
O vereador exibiu no plenário imagens de uma publicação de um repórter sobre a saúde em Ponte Nova. O texto relata situações problemáticas na Policlínica, em PSFs e em relação a medicina do trabalho. Leo Moreira lembrou que vem reivindicando melhorias na atenção primária da saúde e mais recursos humanos para atuar na saúde do município.
Leo Moreira compartilhou a resposta recebida sobre a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio. Segundo ele, a prefeitura informou que a placa de identificação da obra foi retirada porque a modalidade do processo licitatório realizado foi errada. “As comunidades do Santo Antônio, Fortaleza, Vale do Ypê, Neném Mosqueira vão ter que aguardar mais um tempo, fora o desperdício de dinheiro para realizar um outro processo licitatório”, comentou.
Por fim, o vereador solicitou que a Samarco e a Fundação Renova realizem o asfaltamento entre Barra Longa e Ponte Nova como medida compensatória pelos danos e prejuízos causados a região pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.