Vereador Leo Moreira anuncia antena de celular para Ana Florência
O vereador Leo Moreira (Republicanos) deu início a sua participação na Palavra Livre da reunião extraordinária por videoconferência dessa segunda-feira (11) desmentindo um boato. De acordo com ele, servidores do primeiro escalão da Prefeitura de Ponte Nova usaram o nome dele ao afirmarem que o parlamentar tem uma ação contra o Executivo para paralisar o cronograma do concurso público da instituição.
“Muito pelo contrário, eu estou acompanhando, fiscalizando todos os chamamentos, todos os processos do concurso. Inclusive, acionei o jurídico da Prefeitura na semana passada para que retirasse do decreto a suspensão do prazo do contrato, para que as pessoas que foram aprovadas tomem posse rapidamente, conforme direito delas. E por esse motivo foi retomada a entrega dos títulos e nós teremos também a prova de análise, a prova de competências aí para que as pessoas aprovadas no concurso possam, de fato, ter posse”, disse.
Leo Moreira informou que recebeu um retorno do deputado estadual Thiago Cota sobre a mobilização, em Belo Horizonte, junto ao Governo do Estado, para a manutenção da UAI (Unidade de Atendimento Integrado) de Ponte Nova. “Os contratos que haviam sido extintos, as demissões, foram reconsideradas. [...] Porém, os servidores da UAI estão trabalhando numa jornada de trabalho menor e houve uma redução salarial para todos os servidores que atendem aí a Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) e a MGS”.
Na Palavra Livre, o vereador também cobrou o Executivo o cronograma de entrega dos kits de alimentação aos alunos da rede municipal de ensino. Leo Moreira agradeceu o deputado federal Fred Costa a destinação de emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil, para o município enfrentar a pandemia.
O vereador anunciou que a localidade de Ana Florência será beneficiada pelo programa “Alô, Minas”. “Terá, sim, antena de telefonia móvel. Uma notícia esperada há anos, trabalho nisso desde 2013, foi uma das primeiras ações do meu mandato e, graças também ao deputado estadual Thiago Cota, que nós podemos levar essa confirmação à comunidade de Ana Florência e aguardamos agora os próximos passos”, informou Leo.
Outro assunto abordado por Leo Moreira foi a importância das atividades de práticas corporais, principalmente para os idosos vinculados ao Programa de Saúde da Família. “Como o município não consegue fazer atividades coletivas, optou-se pela suspensão dos contratos de estágio dos estudantes de Educação Física, mas fiz contato com Fernanda Quaresma, com Ariadne e também com o jurídico da prefeitura para que haja manutenção visando o atendimento de forma individualizada, conforme está permitido no decreto de enfrentamento a Covid, visto que alguns idosos carecem dessa atividade para uma questão de saúde”, defendeu o vereador.
Por fim, o vereador destacou que as barreiras sanitárias do município são, agora, de fato, sanitárias e fiscalizatórias, já que possuem protocolo de funcionamento. Ele sugeriu que mais profissionais sejam empenhados no atendimento das barreiras para diminuir as filas de espera. Leo ressaltou que os servidores da saúde têm direito ao pagamento de insalubridade se atuarem nas barreiras.
O vídeo na íntegra da participação do vereador Leo Moreira na Palavra Livre dessa segunda-feira está disponível no YouTube da Câmara de Ponte Nova.