Vereador Hermano requer informações sobre o Programa de Redução de Perdas do DMAES

por Imprensa — publicado 03/05/2018 15h15, última modificação 02/09/2020 17h46
Iniciado em 2014, o Programa tem o objetivo de reduzir o índice de desperdício de água tratada

Por meio de indicação protocolada, discutida e votada na reunião plenária de 2 de maio, o vereador Hermano (PT) requereu informações ao Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES), no prazo máximo de 15 dias, sobre o Programa de Redução de Perdas e Eficiência Energética iniciado em 2014, cujas obras foram executadas pela Enops Engenharia.

A solicitação refere-se às seguintes questões: quantas novas redes foram feitas; se houve oferta de expansão a outros bairros; se houve instalação de novas válvulas; quantos quilômetros de novas adutoras agregaram ao Programa e qual o percentual de perdas que se conseguiu reduzir a partir da aplicação do Programa.
A vereadora Aninha de Fizica (PSB) sugeriu que as informações enviadas sejam desde o início da instalação do Programa para que todos tenham acesso ao cronograma do processo e seus resultados. O vereador Leo Moreira (PSB) lembrou que, no ano passado, solicitou ao DMAES que realizasse uma auditoria no Programa de Redução de Perdas onde foram gastos quase R$ 5 milhões e teve o objetivo de reduzir o índice de desperdício de água tratada. Leo salientou que a auditoria é necessária do ponto de vista que foi um investimento muito grande e não ter tido resposta se realmente houve queda na redução da perda. Já o vereador André Pessata (PSC) disse que, depois dos reparos e trocas das redes de água, já não está tão constante a falta d’água como nos anos anteriores, principalmente, nas partes altas da cidade e que a indicação é fundamental para esclarecimentos de dúvidas da Casa Legislativa e da população.
Palavra Livre
O vereador Hermano ainda participou da Palavra Livre e comentou sobre o I Encontro Regional do Polo Zona da Mata II – Caparó, realizado no dia 26 de abril, em Juiz de Fora, com as escolas participantes do Parlamento Jovem 2018. Ponte Nova esteve representada, além de Hermano, por 14 alunos da Escola Estadual Antônio Gonçalves Lanna e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), pela diretora Elizabeth Nunes Estadual, professor José Costa Junior (IFMG) e pelo coordenador de ensino da Escola do Legislativo Jaime Santos.
Durante o encontro, os alunos participaram de atividades com o objetivo de entrosamento e assistiram a palestra ministrada pela titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Ione Barbosa, sobre o tema deste ano do Parlamento Jovem que é “Violência contra a Mulher”.
Hermano ainda ressaltou sua participação juntamente com o vereador Montanha (MDB) sobre o Movimento Maio Amarelo, promovido pela Secretaria Regional de Ensino e parcerias, ocorrido no auditório do Instituto Montessori, e disse que, assim como Outubro Rosa e o Novembro Azul, não deve ser apenas mais uma campanha e sim ação contínua com as escolas, secretarias municipais e regionais de Saúde tendo parceria da Prefeitura e da Câmara.
O vereador convidou os vereadores para mais uma atividade da Escola do Legislativo “Vereador José Mauro Raimundi” nesta sexta-feira (4), às 8h30, na Escola Estadual Carlos Trivellato. Na ocasião, haverá um debate sobre a importância do voto aos 16 anos.
Outro ponto de sua fala foi sobre o incêndio no edifício Wilton Paes de Almeida, que desmoronou no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, na madrugada de terça-feira (1).
O prédio do governo federal, que já abrigou as sedes da Polícia Federal e do INSS, estava abandonado e foi ocupado por 372 pessoas, destas 44 ainda não foram localizadas, o que não significa necessariamente que estivessem no prédio.
Hermano ressaltou a exposição do caso na mídia e a “criminalização dos movimentos sociais”. Para Hermano, se muitos dos ocupantes do prédio estivessem inseridos no Programa Minha Casa, Minha Vida sairiam da situação de moradores de rua. “Existe aí um desfavor da mídia de fato em criminalizar os movimentos sociais e atribuir ainda esta responsabilidade a eles”, enfatizou Hermano.