Vereador Hermano destaca situação da comunidade do Simplício atingida por rejeitos da Samarco

por Imprensa — publicado 26/09/2019 13h15, última modificação 01/10/2020 15h25
Vereador usou a Palavra Livre dessa segunda-feira (23) para falar também sobre as obras no Beco do China

Mostrando imagens de uma visita recente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara a comunidade do Simplício, na zona rural de Ponte Nova, o vereador Hermano (PT) abriu a participação na Palavra Livre da reunião plenária dessa segunda-feira (23). A região foi atingida pelos rejeitos da barragem da Samarco, em Mariana, em novembro de 2015.

“Nós precisamos ouvir as famílias, ouvir delas o descaso que a Renova tem tido com elas. Ouvimos da boca delas que a empresa sumiu e não voltou mais. Nós, numa outra composição [da comissão], estivemos lá há mais de um ano, colhemos alguns depoimentos, e a realidade mudou pouco ou quase nada”, frisou o vereador, que também informou que foi protocolado na Câmara um pedido de audiência pública sobre o assunto.

Beco do China

O vereador Hermano também usou a Palavra Livre para falar sobre as obras na Rua José Pacheco Martins, popularmente conhecida como Beco do China. O parlamentar lembrou que, desde 2017, ele e outros vereadores fizeram diversas indicações ao Poder Executivo solicitando melhorias na localidade.

O parlamentar disse que as intervenções tiveram início há cerca de duas semanas. Hermano citou o caso de uma moradora do local que foi convidada a gravar uma entrevista para o setor de Comunicação da Prefeitura e que foi impedida de falar das contribuições dos vereadores em seu depoimento.

“Acho isso uma covardia conosco, como se somente o Executivo tivesse tido a iniciativa de fazer isso, mas nós temos sim indicações, que é aquilo que nos convém como vereadores, aquilo que nós já buscamos e tentamos fazer com recurso. [...] Sim, é obra do Executivo, mas que teve pedido nosso teve, no mínimo, desde 2017”, ressaltou.

O vídeo da reunião plenária da última segunda-feira (23) está disponível no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.