Vereador Guto Malta questiona constantes reparos em obras públicas
Chamada de “síndrome do faz e refaz” pelo vereador Guto Malta (PT), a constante necessidade de reformas e reparos em obras públicas foi criticada pelo parlamentar, durante a Palavra Livre da reunião dessa segunda-feira (22). Guto também usou o espaço para falar sobre a situação dos cemitérios no município, o transporte público, a Liga Municipal de Desportos e a dispensa da participação de vereadores nos conselhos municipais.
“Faz a obra, refaz a obra. Então, nós temos que avocar, chamar para esta Casa essa fiscalização, saber o porquê que tantos pontos estão sendo refeitos. Será que é a ‘síndrome do faz e refaz’? [...] Porque se contrata uma empresa, tem fiscalização, tem fiscal do contrato, tem fiscal da obra, tem mecanismos legais para se exigir esses acompanhamentos. Para todos os cantos e recantos dessa cidade [...] tem problemas com as obras que foram feitas”, afirmou.
O desmoronamento de parte de um cemitério de Ponte Nova foi comentado pelo vereador. Ele destacou que é preciso atualizar a legislação sobre o assunto. “Nós temos que ter muito respeito a isso, para não vilipendiar a memória das famílias. As pessoas ficaram completamente sem informações”.
Sobre o transporte público coletivo, Guto Malta ressaltou que é preciso torná-lo atrativo. “A ausência de fiscalização, 271 aplicativos – não sou contra o aplicativo –, setenta e tantos táxis... nós temos que viabilizar o transporte público coletivo. O trabalhador não aguenta pagar aplicativo de R$ 10, R$ 12 não”.
Ainda durante a Palavra Livre, Guto alertou para o perigo de se perder a história da Liga Municipal de Desportos, que completará 100 anos em maio. O vereador sugeriu ao presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), que viabilize a guarda do acervo da Liga na Câmara. “Nós temos grandes histórias do futebol de Ponte Nova e elas não podem se perder por falta de gestão documental, de reconhecimento da história”, frisou.
Por fim, Guto se disse estarrecido sobre a decisão da Prefeitura que dispensou a participação dos vereadores nos Conselhos Municipais. “Então, mas que se permita que esta Casa não só viabilize a participação popular da pessoa, como faça um cadastro de pessoas interessadas a contribuir junto com a cidade”, aconselhou.
O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.