Vereador Guto Malta defende retorno de fiscalização para enfrentar a pandemia

por Imprensa — publicado 14/06/2021 19h00, última modificação 14/06/2021 19h00
O parlamentar também falou sobre a campanha Junho Vermelho e sobre problemas no acesso ao benefício da cesta básica por servidores da prefeitura

O vereador Guto Malta (PT) usou o espaço regimental da Palavra Livre da Reunião Plenária do dia 7 de junho para falar sobre o direito à cesta básica pelos servidores da Prefeitura. Ele disse que, a partir da campanha Junho Vermelho, que incentiva a doação de sangue, recebeu reclamações de funcionários que alegaram a possibilidade de perderem o direito ao benefício se se ausentassem do serviço para fazer a doação.

“Os servidores públicos e servidoras me mandaram inbox: Guto, a gente quer doar, mas se a gente for doar a gente perde a cesta básica”, contou. “Aí uma outra pessoa falou assim: no meu caso não foi nem para doar não, a servidora perdeu a mãe, uma falta justificada, por causa de um dia [...] perdeu a cesta básica”, contou.

Guto pediu que a Secretaria Municipal de Recursos Humanos viabilize a alteração na margem de 30% para 35% do salário dos servidores para a realização de empréstimo consignado, além de uma carência de 120 dias. “Que envidasse esforços para poder possibilitar esse acesso desse crédito consignado nesse momento tão difícil de tanta falta de liquidez, e o servidor, apesar de não ter sido afetado diretamente porque manteve salários integrais, mas eles precisam desse acesso ao crédito”, justificou.

O parlamentar também solicitou a aplicação da Lei das Grávidas, que garante o regime de teletrabalho às trabalhadoras gestantes enquanto durar a pandemia.

Por fim, ele defendeu a retomada da fiscalização das medidas de enfrentamento e prevenção da pandemia. “Nós precisamos ter a fiscalização, infelizmente não há o senso coletivo, não há o senso comunitário”, opinou.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.