Vereador faz enquete, e internautas relatam sensação de abandono do município
O vereador Wagner Gomides (PV) apresentou, durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (12), o resultado de uma enquete feita em seu perfil em uma rede social. Os seguidores do vereador foram perguntados sobre o sentimento em relação às condições dos serviços da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB).
Wagner explicou que a iniciativa foi tomada após o secretário municipal de Obras, Luiz Borges, dizer durante uma Reunião Plenária que as condições das obras municipais são criticadas apenas por um grupo de vereadores.
“Eu perguntei: você também tem a sensação de que a cidade está abandonada? Está aí: 68 pessoas votaram sim, duas pessoas votaram não, ou seja, são mais que 97% aí pela minha rede social. [...] Está aí uma amostra de que nem todo mundo está satisfeito quanto o secretário acredita que está”, salienta o vereador.
Considerações
Wagner Gomides reforçou que para que as obras públicas tenham eficiência são necessários planejamento, execução e fiscalização eficientes. “Se faz muito em Ponte Nova. Mas, muitas vezes, de forma mal planejada, de forma mal executada e de forma mal fiscalizada”, explica o vereador.
Avenida João Alves de Oliveira
As condições de uma obra feita recentemente na avenida João Alves de Oliveira, no bairro Triângulo Novo, foram criticadas pelo vereador. “Isso foi feito, gente, agora. E olha como que já está: afundando, alguns trechos do asfalto saíram com a primeira chuva que deu. É dinheiro nosso que está indo pro ralo”, critica o parlamentar.
Fiscalização
Wagner Gomides afirmou que a Prefeitura deve fiscalizar as empresas terceirizadas que realizam os serviços. “Quem está fiscalizando essa empresa terceirizada que está fazendo o trabalho na cidade? Nosso papel é fiscalizar o município. Mas cabe ao município, gestor do contrato com essa empresa, fiscalizar o trabalho que está sendo realizado”, reforça o vereador.
Plano de carreira
O descumprimento do acordo para a entrega do Projeto de Lei do plano de carreira dos profissionais da educação também foi criticado pelo vereador. Ele lembrou que o Executivo ficou responsável por encaminhar a proposta até o fim de 2022, contudo o material ainda não foi enviado.
“Veio um ofício, [...] falando que o plano de carreira já existe, que é a lei de 2003, que fala sobre planos de carreiras e salários do município. [...] Então assim o que parece [...] mais uma promessa vazia. Nós estamos findando o ano e isso não chegou”, observa.
Wagner ainda questionou as divergências na resposta dada pelo Executivo quanto ao plano de carreira. “Na resposta, que chegou na semana passada, falou-se que os estudos já estão sendo feitos e que isso chegaria aqui até o final desse ano, e até agora nada”, reforça.
Alerta
A má qualidade da avenida Vereador João Evangelista de Almeida, no bairro Triângulo Novo, foi ressaltada. De acordo com Wagner, inúmeras vezes foram feitos alertas pelos riscos de acidente no local, porém providências não foram tomadas, levando a ocorrência de acidente envolvendo dois veículos.
O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação