Vereador explica sobre recursos do Fundeb e reforça importância da educação

por Divisão de Comunicação* — publicado 05/09/2023 17h50, última modificação 05/09/2023 17h50
Guto Malta (PT) esclareceu os motivos da redução dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)
Vereador explica sobre recursos do Fundeb e reforça importância da educação

Guto Malta (PT) durante o uso da Palavra Livre do dia 04/09/2023

O vereador Guto Malta utilizou a Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (4) para explicar a redução dos repasses dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ao Município.

“É crucial que todos compreendam que essa redução não ocorre como consequência simples e direta da diminuição de arrecadação de impostos durante a pandemia, como alguns têm argumentado. Mas sim devido a uma péssima gestão do governo realizada pelo ex-presidente”.

Guto esclareceu que os recursos do Fundeb são importantes para o financiamento da educação básica. “Sua finalidade é garantir recursos para educação, promovendo o desenvolvimento da qualidade, do ensino e a valorização dos profissionais da educação”.

O parlamentar ainda enfatizou que os recursos da educação foram definidos em 2022 pelo Governo Federal. “O orçamento de 2023 foi aprovado em 2022. Então não é culpa do PT, não é culpa do presidente Lula. Por favor, tenhamos honestidade intelectual”.

Guto apresentou dados do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) sobre a educação. “Em 2021, os gastos relativos à educação atingiram o menor patamar desde 2012. No ano de 2022, o valor autorizado de gastos com educação no nosso país somava 6.2 bilhões de reais a menos que os repasses realizados em 2021”.

O vereador salientou a importância dos investimentos na educação e pediu que os vereadores fiquem informados sobre os trabalhos realizados por deputados federais e estaduais em relação ao assunto. “Para garantir que todos estejam unidos na defesa da educação de nosso país. Nossas crianças e jovens merecem um futuro melhor, e a educação é o caminho para alcançá-los”.

Crítica

Guto criticou o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) pela localização de um ponto de ônibus na rua Padre José Alvarenga, no bairro Paraíso, em frente a uma oficina mecânica. “Não é pra acabar com o ponto de ônibus, não. É apenas jogar ele pra frente, pra não prejudicar as pessoas que estão gerando emprego, são 35 empregos diretos. [...] Falta um pouco de sensibilidade, de um olhar mais carinhoso para as necessidades da cidade”.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: