Vereador Dr. Wellerson Mayrink discorda da Prefeitura e defende estender funcionamento do SAMMDU

por Imprensa — publicado 28/05/2021 15h35, última modificação 28/05/2021 15h38
A prefeitura respondeu ao vereador sobre o pedido e informou não ser viável a ampliação do horário de atendimento. Dr. Wellerson, entretanto, afirma que o município tem condições de prestar o serviço

O vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) compartilhou com os colegas, durante a Palavra Livre da reunião plenária dessa segunda-feira (24), a resposta do Poder Executivo sobre o pedido de ampliação do horário de atendimento do SAMMDU (Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência).

De acordo com o texto lido pelo parlamentar, a Prefeitura já estendeu o funcionamento da unidade para às 19 horas. Além disso, de acordo com a análise da equipe, não é viável ampliar o atendimento aos pacientes no local. O vereador, entretanto, discorda.

“Eu fico muito triste em relação à resposta do Executivo, porque, volto a falar nesta Casa, nós começamos lá em 1995/96, e o SAMMDU é o ‘pulmão’ de Ponte Nova. Nós temos condições de estender o SAMMDU até às 23 horas, nós temos condições de manter o SAMMDU as 24 horas”, afirmou.

Ele também disse que não houve ampliação do horário na unidade, como dito pela Prefeitura na resposta. “A população continua desassistida. Então, eu estou muito preocupado, porque o povo precisa de saúde”, comentou.

“Nós temos as equipes de PSFs que estão, infelizmente, elas não estão funcionando 100%. [...] Depois que fecha o SAMMDU, às 19 horas, a população fica desassistida, ela não tem para onde ir. Nós temos os três hospitais sim, de urgência e emergência. [...] E os casos mais leves?”, indagou.

Dr. Wellerson pediu que o prefeito repense a decisão e cobrou mais investimentos para a atenção básica em saúde. Ele lembrou, mais uma vez, que 74,8% das verbas para enfrentamento da pandemia já foram destinadas aos hospitais.

Por fim, o parlamentar parabenizou a Prefeitura de Urucânia pela instalação de um posto de reabilitação pós-covid no município.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.