Vereador destaca reconhecimento de Ponte Nova como município atingido pelo desastre da Samarco

por Divisão de Comunicação* — publicado 30/06/2022 13h04, última modificação 30/06/2022 13h04
Emerson Carvalho (PTB) disse que os R$ 7 milhões de indenização serão investidos na educação

Emerson Carvalho (PTB) durante o uso da Palavra Livre do dia 27/06/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

O vereador Emerson Carvalho (PTB) agradeceu ao ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior, pela mobilização para inserir Ponte Nova no grupo de municípios afetados pelo desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Segundo ele, o reconhecimento como município atingido possibilitará que Ponte Nova receba R$ 7 milhões como indenização e que serão destinados para a educação.

“Essa semana recebeu a decisão e o valor, uma quantia de sete, mais de sete milhões de reais. Um dinheiro que chega para educação em um excelente momento”, celebra o vereador

Emerson Carvalho agradeceu também ao secretário municipal de Obras, Luiz Henrique da Silva Borges, pela construção da canaleta na rua Santa Terezinha, localizada no bairro Vila Alvarenga. Ele destacou que no local existem lugares que nascem água e prejudicam o asfalto. “Nasce água lá em dois pontos e isso acaba afetando a rua e causando buracos, transtornos também para moradores que moram ali na região”.

Trânsito

As demandas do transporte público municipal foram avaliadas em reunião realizada no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Ele contou que os vereadores Zé Osório (PSB) e Zé Roberto Jr. (REDE) também estiveram presentes.

“Os estudos do transporte público de Ponte Nova vão começar e na sequência será licitado também. Participamos dando sugestões, participamos levando um pouco das reclamações que a gente recebe dia após dia do transporte público aqui em Ponte Nova. E acreditamos que através desse estudo a Prefeitura vai ter em mãos realmente o que precisa para um transporte melhor”, salienta o parlamentar.

Participação de palestra

Emerson Carvalho participou de uma palestra sobre acessibilidade realizada pela Associação de Surdos de Ponte Nova e região (ASPON). O evento trouxe relatos de um estudante da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que possui necessidades especiais.

“Contou para gente várias experiências e uma delas foi a experiência de se comunicar com o surdo. Ele mora no alojamento da faculdade com o surdo, e ele mudo, tem que passar por isso, comunicar-se com o surdo. E foi fantástico e, ao mesmo tempo, a gente percebe o tanto de garra e dedicação essas pessoas têm”, explicou o parlamentar.

Bairro Primavera

O vereador relatou que em uma reunião com moradores do bairro Primavera, foi possível observar diversas demandas da localidade, como iluminação, segurança, transporte e higiene. “Ressaltaram a falta de segurança no bairro, o caminhão de lixo que passava não está passando mais. E, também, os ônibus da São Jorge que também não estão fazendo o bairro”, disse e informou que irá cobrar providências.

O vídeo da participação do vereador Emerson Carvalho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação