Vereador destaca investimentos para a Saúde no Município
A destinação de R$ 2 milhões ao Hospital Nossa Senhora das Dores foi um dos destaques da fala do vereador Guto Malta durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (15). O parlamentar explicou que o recurso foi indicado por meio do deputado federal Padre João (PT) e o agradeceu a verba.
“Agradecer ao Padre João pela destinação de um milhão de reais e mais um milhão. Por que é mais de um milhão? Ninguém sabe o porquê, mas deve ser intervenção da própria Nossa Senhora das Dores, quando se publicou a Portaria, [...] ao invés de publicar um milhão, eles publicaram dois milhões. Então, agora eles vão reabrir o processo para arrumar mais um milhão. É importante que a gente faça essa discussão, esses apoios”, disse.
O parlamentar também abordou sobre a conclusão da obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Palmeirense. “Está pronta. Não tem ainda equipamento. Não obstante, nós temos votado aqui no ano passado já autorização para constituição da sua equipe da estratégia de saúde de família. [...] Nós fomos recebidos lá muito bem-queridos pela comunidade e nós fizemos lá o registro de agradecimento ao vereador Hermano, que graças ao vereador Hermano é que nós temos lá a UBS do Palmeirense”, lembrou.
Exames de glicemia
Apesar dos investimentos, Guto alertou quanto ao problema no fornecimento de fitas para exames de glicemia. Segundo ele, o Estado não tem enviado o produto ao Município. “Está faltando, então nós precisamos atentar para isso, conclamar o governo do Estado para fazer essa doação”.
Estrela da Mata
Guto voltou a defender a necessidade de repactuação entre o Município e o loteamento Estrela da Mata em virtude da devolução, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do terreno onde seria construído o novo Fórum.
“Eu não quero tomar terreno de ninguém que comprou lá no Estrela da Mata, não. Nós estamos querendo é uma repactuação, por quê? Nós precisamos resolver a questão da drenagem. A água que está saindo lá de cima e está chegando aqui embaixo ela tem que ter uma solução”, frisou.
Greve dos servidores federais
Guto avaliou que a greve dos servidores federais das instituições de ensino é legítima e apontou que o movimento foi reprimido durante o último governo. “No governo passado não se tinha greve porque se tinha Abin [Agência Brasileira de Inteligência], que monitorava, fiscalizava e torturava os professores, os líderes sindicais. [...] A Mesa de Negociação vai apresentar uma proposta específica dentro do MEC [Ministério da Educação] para as universidades federais, para os institutos federais e para os servidores e servidoras, dentro de 15 dias”, adiantou.
Transporte público
O parlamentar abordou sobre as dificuldades do transporte público, como o alto custo para manter o serviço. “É uma questão complexa, tanto é assim que, agora, na instituição do novo DPVAT, 40% serão destinados às prefeituras para tentarem custear o transporte público”, destacou.
O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível no canal da Câmara no YouTube.