Vereador destaca importância de Projeto que obriga plantio de árvores em PN

por Mateus Pires publicado 13/06/2024 17h59, última modificação 13/06/2024 17h59
Wagner Gomides (PV), autor do Projeto, defendeu que a implantação da regra trará benefícios ambientais para o Município
Vereador destaca importância de Projeto que obriga plantio de árvores em PN

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 10/06/2024

O Projeto de Lei Complementar do Legislativo (PLCL) nº 3/2024 foi defendido pelo vereador Wagner Gomides durante manifestação na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (10). O parlamentar explicou sobre a proposta, que é de autoria dele.

“Propõe uma alteração no Código Municipal de Posturas, incluindo [...] a previsão de que unidade de ensino, concessionárias de veículos e as construções civis sejam corresponsáveis por plantio de árvores em nossa Cidade”.

Wagner relatou que construiu o PLCL após conversas com especialistas e pessoas ligadas à causa ambiental para que a proposta fosse executável. O parlamentar detalhou como se dará o plantio das árvores, caso o Projeto seja aprovado pela Câmara.

“O plantio de árvores será realizado da seguinte forma: pelas concessionárias de veículos – e aí incluindo motocicletas –, para cada veículo zero quilômetro vendido; [...] pelas escolas e instituições de ensino regular de todos os níveis, públicas e privadas, para cada turma em conclusão de curso; [...] pelos empreendimentos de construção civil, comerciais ou residenciais, sendo uma árvore para cada unidade imobiliária com área superior a 50 metros quadrados”.

O vereador defendeu a proposta ao argumentar que são necessárias, cada vez mais, medidas que compensem os impactos ambientais causados pela ação humana. “Precisamos de medidas imediatas para preservar o nosso planeta e melhoras as condições ambientais, reduzindo aí as consequências do aquecimento global, da poluição do ar e mitigando os impactos das mudanças climáticas”.

O parlamentar ainda ressaltou que a execução do Projeto não vai sobrecarregar as instituições envolvidas no plantio, já que grande parte das ações será coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). “É quem vai destinar a muda, dizer onde vai ser plantada, que vai prestar conta a essa casa onde que isso está acontecendo. [...] A gente precisa ocupar as áreas verdes, que a gente está vendo aí que só estão servindo para crescer mato”, finalizou.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,