Vereador destaca importância de pluralidade de ideias para a democracia

por Divisão de Comunicação* — publicado 14/12/2022 17h35, última modificação 14/12/2022 17h35
Zé Roberto Jr. (REDE) ainda defendeu que ser contra algum projeto não significa ser contra o desenvolvimento econômico do município
Vereador destaca importância de pluralidade de ideias para a democracia

Zé Roberto Jr. (REDE) durante o uso da Palavra Livre do dia 12/12/2022

Durante o uso da Palavra Livre no decorrer da Reunião Plenária dessa segunda-feira (12), o vereador Zé Roberto Júnior (REDE) reforçou que a existência de pensamentos divergentes entre os parlamentares contribui para o desenvolvimento do município e o fortalecimento da democracia.

“Você ser contra alguma coisa, não é você ser oposição ao desenvolvimento econômico de uma cidade. Muito pelo contrário, termos pontos de vistas diferentes só engrandece a democracia, só engrandece o pleito e só tende a melhorar as questões”, explica o vereador.

Eleições para a Mesa Diretora

O vereador rebateu críticas de que a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022 não foi democrática. De acordo com ele, todos os trâmites seguiram as normativas do Regimento Interno da Câmara.

“Fica claro aqui no Regimento, que foi alterado em 2020, que, no caso do vereador não estar presente de forma física em Plenário, ele não tem direito ao voto do cargo da Mesa. E foi o que aconteceu na nossa primeira eleição. Então falar que não foi democrático, acredito que não está sabendo interpretar o regimento dessa Casa, que é nossa Lei”.

Regimento Interno

Zé Roberto Júnior salientou a necessidade de conhecimento do Regimento Interno da Câmara pelos parlamentares. “O vereador tem sim o direito de se expressar aqui, é importante. Mas saber a hora de fazê-lo é mais importante ainda. Então não é simplesmente sair esbravejando. A gente precisa de seguir o regimento”, salienta o parlamentar.

Crítica

O parlamentar criticou os vereadores que não analisam os Projetos de Lei com cautela. “O vereador que se coloca como base ou oposição, antes de você ver a matéria, é um vereador que você não pode confiar. Porque você tem que votar é na matéria, é no Projeto que está em discussão na mesa. Se ele é um Projeto bom, que você concorda, você vote a favor, independente do seu autor, se foi mandado pelo Executivo ou por qualquer outro vereador”, defende o vereador.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: