Vereador desaprova uso de verba da Educação para pagamento de servidores

por Divisão de Comunicação* — publicado 17/03/2023 18h07, última modificação 17/03/2023 18h07
Zé Roberto Júnior (Rede) expôs a destinação de recursos pelo Executivo que seriam para investimentos na Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário do Pontal, mas foram usados para pagamento da folha de pessoal da Educação
Vereador desaprova uso de verba da Educação para pagamento de servidores

Zé Roberto Júnior (Rede) durante o uso da Palavra Livre do dia 13/03/2023

Os recursos que seriam para investimentos na Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário do Pontal foram utilizados, pelo Executivo, para o pagamento de servidores da Educação. A informação foi dada pelo vereador Zé Roberto Júnior (Rede) durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (13).

De acordo com ele, o Executivo recebeu verbas para a instituição com o objetivo de atender os 71 alunos da Escola Estadual Miguel Abraão Silami. “Na nossa cabeça, acredito, todo mundo pensou no quê? Obras de infraestrutura, melhorias, e foi parar no pagamento de folha da educação, por incrível que pareça. [...] Aposto que vai sobrar superávit da educação. Tenho certeza que vai sobrar recurso do FUNDEB [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação]”, disse.

O parlamentar questionou a destinação do recurso e destacou a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário do Pontal possui graves problemas estruturais. “Lá está faltando quadro branco para os professores trabalharem, lá hoje está com um notebook funcionando e um datashow funcionando”, salienta o vereador.

Resposta incorreta

Zé Roberto observou que a Prefeitura respondeu de forma incorreta ao Requerimento nº 1/2023, que pleiteou informações sobre a construção da quadra do bairro Novo Horizonte.

Segundo o vereador, a Prefeitura informou sobre uma obra que ocorrerá de forma anexa ao Centro Municipal de Educação Infantil – Passo a Passo. Porém, o questionamento seria sobre outra construção. “Demonstra a falta de atenção por parte aqui da Prefeitura em responder. [...] Eles não entenderam o que foi pedido”, explica o vereador.

Respostas para população

A falta de repasse de informações obtidas por meio de Requerimentos também foi desaprovada pelo vereador. Ele solicitou aos colegas que compartilhem em plenário os dados obtidos. “Tivemos 59 Requerimentos até hoje. [...] Trouxemos aqui as respostas dos Requerimentos? Não. Então é importante deixar muito claro que a gente tem que fazer o pedido de informação, mas a gente precisa de pegar essa resposta, ver se ela é satisfatória e trazer essa resposta para a população”, explica o vereador.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.