Vereador denuncia possível contaminação do Rio Piranga com mercúrio

por Rachel Monteiro publicado 14/06/2024 17h43, última modificação 14/06/2024 17h43
Emerson Carvalho (PP) disse que vai pedir que os órgãos competentes fiscalizem e tomem as devidas providências
Vereador denuncia possível contaminação do Rio Piranga com mercúrio

Vereador Emerson Carvalho (PP) na Reunião Plenária do dia 10/06/2024

Uma possível contaminação do Rio Piranga com mercúrio foi denunciada pelo vereador Emerson Carvalho durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (10). “Passaram-me essa informação de que tem uma balsa. [...] O pessoal está extraindo o material misturando com mercúrio e retornando para o rio, ou seja, nós estamos tomando água com mercúrio, uma água contaminada”.

O vereador disse que vai pedir ao Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes) uma análise da água e ressaltou que vai entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para que o Órgão fiscalize onde está instalada a balsa que está despejando o mercúrio.

“Vou contactar a Semam para saber se realmente estão fazendo essa fiscalização e saber onde é que esse pessoal da balsa está derramando esse mercúrio, se realmente é no nosso Rio Piranga, porque isso é muito sério, muito sério”, concluiu.

Comunidade Defunto Chico

Emerson comunicou melhorias na iluminação da comunidade rural Defunto Chico e reparos na estrada e no calçamento da localidade.

“Hoje pela manhã a Prefeitura já começou a fazer toda a reforma da estrada. [...] É uma cobrança muito intensa e de muitos anos dos moradores aí da região, e agora com a reforma da estrada que foi pedida também e consequentemente com fossa também, Defunto Chico provavelmente vai passar a ser tratada como um bairro aqui de Ponte Nova também”.

Buraco na Ovídio Duarte Nunes

O vereador disse que uma moradora da rua Dr. Ovídio Duarte Nunes, no bairro Triângulo, reclamou de um buraco que foi aberto pelo Dmaes. “Tinha aberto o buraco aí e [...] não tinha terminado. Entrei em contato com o pessoal do Dmaes que me informou que hoje pela manhã estaria retornando aos trabalhos”.

Primeiro de Maio

Emerson pediu mais conscientização dos moradores do bairro Primeiro de Maio com relação à manutenção da limpeza das ruas. “O caminhão tinha acabado de passar limpando com a máquina. Deram uma geral completa e aí o morador veio e jogou um monte de entulho novamente. [...] Isso aí é esquina de rua onde vários moradores moram próximo, inclusive nós estamos tendo a nossa Festa de Santo Antônio aí e a paisagem não está muito agradável. Estava com muito mato, muito entulho, a Prefeitura fez a limpeza passaram dez minutos jogaram de novo”.

O vídeo da participação do vereador Emerson Carvalho na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.