Vereador critica respostas do Executivo quanto à solicitação de informações
A falta de clareza nas respostas de Requerimentos de informações por parte do Poder Executivo foi criticada pelo vereador Wagner Gomides. Ele abordou sobre o assunto durante a Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (25).
“As respostas que aqui chegam elas devem estar acessíveis a todos. De maneira que mesmo com a ausência de dados exatos sobre algum questionamento realizado, o que deveria ser feito é tentar aí o estabelecimento de diálogos contínuos com a nossa população, ao invés de fornecimento de respostas insuficientes, rasas, quiçá, vazias”.
Wagner citou como exemplo o caso do Requerimento nº 164/2023, que pediu informações sobre as vagas disponíveis nas creches do Município. “A resposta, além de não mencionar quantas crianças estão na fila de espera, acho que a Semed [Secretaria Municipal de Educação] não sabe disso, não apresenta nenhuma documentação ou relação sobre quais creches possuem mais crianças na fila”.
O parlamentar enfatizou que o Requerimento tinha o objetivo de mapear onde existe mais demanda de vagas. “Não adianta [...] eu morar no São Geraldo e ter uma vaga para mim na creche lá do bairro de Fátima. Isso vai dar condição da família trabalhadora trabalhar, gente? Não vai”, afirma o vereador.
A falta de diálogo entre os Poderes Legislativo e Executivo foi criticada por Wagner. “Se uma pergunta não é feita diretamente, ela não é respondida. Essa atitude representa o contrário de colaborar com a transparência e o diálogo entre os poderes, pois dificulta nossa atuação enquanto vereadores para a busca de informações sobre diversos assuntos”.
Transparência de informações
O parlamentar disse que obter informações pelo site da Prefeitura é difícil. “Apesar de algumas informações questionadas estarem disponíveis no site da Prefeitura, temos que reconhecer também a dificuldade que é achar informação no site. [...] É muito difícil, o nosso site é muito pouco didático e aí ele cria um obstáculo significativo para o acesso às informações e isso impede que a nossa comunidade tenha acesso fácil a informações essenciais, como as relativas à educação”.
Wagner pontuou que a falta de clareza leva à insegurança quanto às informações necessárias e reforçou que o Município não disponibiliza vagas suficientes em creches.
“Já foi aqui explicitado, no parecer do Tribunal de Contas, falando que nós não estamos cumprindo a meta de universalização, de disponibilidade de creche para toda nossa população. [...] A nossa cidade não cumpriu essa meta. [...] O nosso Município está há sete anos atrasado no cumprimento dessa meta, [...] fato que faz com que melhorias direcionadas à trajetória dos alunos do ensino público permaneçam estagnadas”.
Parabenização
Wagner parabenizou os professores e a Semed pela realização da Sexta Jornada do Setembro Azul, que objetiva a conscientização em relação à população surda, na Escola Municipal Doutor José Mariano.
“Trabalhos fantásticos que de fato incluem as pessoas dentro da nossa educação, e isso precisa ser elogiado aqui e multiplicado, porque de fato foram trabalhos lindos”.
O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação