Vereador considera atitudes do Executivo como sendo ‘desleixo’
Durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (21), o vereador Wagner Gomides (PV) utilizou a Palavra Livre para demonstrar repúdio quanto às respostas vagas encaminhadas pelo Executivo à Câmara em relação às informações solicitadas pelo Legislativo. Ele avaliou a situação como sendo falta de organização ou desrespeito com o trabalho da Casa Legislativa.
“Eu fico me perguntando se o desleixo que o Executivo tem ao responder os Requerimentos e os demais ofícios da Câmara é em razão da desorganização da Prefeitura ou é só pela falta de respeito mesmo”, disse.
Wagner disse que em resposta ao Requerimento nº 262/2022, de autoria também do vereador Guto Malta (PT) e que solicitava informações sobre melhorias na Escola Municipal Reinaldo Alves Costa, como o reparo do muro, a construção de rampas de acessibilidade e a construção da faixa elevada de pedestres, a Prefeitura ignorou os questionamentos e respondeu de forma vaga.
“A Prefeitura, ignorando todos os nossos questionamentos e ignorando o seu dever de prestar informações ao Poder Legislativo, teve a coragem de nos enviar uma resposta porca, inútil e inacreditavelmente superficial”, salienta o parlamentar.
Atuação
O vereador reforçou que o slogan da Câmara, atuante e independente, não é em vão e que o objetivo dos parlamentares é manter a credibilidade dos órgãos públicos.
“Acho que o Prefeito ainda não entendeu que essa Câmara mudou, que o slogan atuante e independente não foram palavras escolhidas em vão e que nossa voz e nossos votos, agora, não são com base no que ele quer, mas com base naquilo que a gente acredita ser o melhor pra nossa população e para nossa cidade, mesmo que ele tente nos calar ou abafar com pressões e fake news", explica o vereador.
Falta de respeito
Wagner ainda salientou que essas atitudes demonstram falta de respeito com a população e o Legislativo, além de serem ofensivas.
"Entenda, senhor prefeito e alguns secretários também da cidade, o mesmo respeito que eu tenho por vocês eu também exijo que vocês tenham comigo, conosco, com toda essa Casa. Toda vez que vocês enviam uma resposta porca desse jeito, vocês não ofendem apenas mim e ao vereador Guto, mas também a todo Plenário que aprovou o Requerimento, aos servidores dessa Casa que elaboraram o documento público e, principalmente, que aguarda uma resposta”, reforça o parlamentar.
Cooperação
A importância da cooperação entre os poderes Executivo e Legislativo foi reforçada pelo vereador, que considera necessário que a Prefeitura reveja a postura adotada perante a população e os órgãos públicos municipais.
“Estamos tentando muito manter um diálogo aberto, construir pontes, adotar o espírito de cooperação, expressões que a Prefeitura tanto usa quando tenta nos expor para a população, dizendo que nós somos a oposição, nós somos o problema do município, os culpados pelos buracos da cidade. Mas estou aqui, mais uma vez, pedindo que o poder Executivo reveja sua postura e tenha mais respeito com essa Casa”, salienta o vereador.
Alerta
Wagner destacou que não responder os questionamentos da Câmara configura infração política-administrativa por parte do Executivo. “Desatender os pedidos de informações da Câmara é infração político-administrativa sancionada com a cassação de mandato. Chega gente, chega dessa picuinha, a cidade está jogada às traças!”, reforça o parlamentar.
O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação