Vereador congratula Subseção Judiciária de PN pelos 10 anos de atuação
Durante o uso da Palavra Livre, na Reunião Plenária dessa segunda-feira (24), o vereador Guto Malta (PT) parabenizou a Subseção Judiciária de Ponte Nova pelos 10 anos de atendimento, completados em 19 de outubro. Segundo o vereador, a instituição é muito importante para o município e a região.
“Isso é uma grande conquista. Onde você tem a Justiça Federal, têm Instituto Federal, onde você tem órgãos públicos federais, você fortalece a posição da cidade como cidade polo, macro e microrregional. [...] A nossa competência jurisdicional [...] nós incluímos Ouro Preto e Mariana. Então, por diversas vezes, você se depara lá na Justiça Federal com advogados e advogadas, pessoas dessas localidades que vêm a Ponte Nova em busca dessa prestação jurisdicional. Parabenizar os servidores e servidoras”, disse o vereador, que enviou uma moção à instituição.
O parlamentar salientou o papel que a Justiça Federal possui na construção e no exercício da cidadania. “A Justiça Federal tem uma importância extraordinária na construção da cidadania, no amparo aos invisíveis, aos desprotegidos, aos hipossuficientes. Então a Justiça Federal é uma grande conquista para a cidade”, salienta o parlamentar.
Audiência pública
Guto Malta disse que encaminhou um pedido de realização de uma audiência pública com a Fundação Renova, para que os parlamentares tenham conhecimento de quais serão as intervenções a serem realizadas em Ponte Nova.
“Para saber quais são as devolutivas da Fundação Renova. [...] Estação do Chopotó, tantas outras questões né, para a gente saber dentro do novel de indenização, da atuação das ações da Fundação Renova, quais são as ações específicas para a cidade de Ponte Nova”, explica o vereador.
Lixo urbano
Guto Malta criticou o descarte irregular de lixo urbano na rua Carlos Marques, localizada no bairro Guarapiranga. Segundo ele, seria interessante que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) fizesse uma campanha de conscientização quanto a isso e disponibilizasse um container no local para que o descarte aconteça de forma correta.
“Os moradores me acionaram, eu pediria a SEMAM para que fizesse lá com a comunidade da Carlos Marques [...] que houvesse um trabalho lá de mobilização, de conscientização da comunidade e que a SEMAM também disponibilizasse lá mecanismos pra gente ter essa correta disposição do lixo domiciliar”, reforçou o vereador.
O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação