Vereador cobra intervenções em estrada da comunidade Morro Grande
Sérgio Ferrugem (Republicanos) durante o uso da Palavra Livre do dia 13/02/2023 e o trecho da estrada
A manutenção da estrada rural da comunidade Morro Grande foi solicitada pelo vereador Sérgio Ferrugem (Republicanos) durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (13). Segundo ele, no local foram realizados serviços paliativos, que não solucionaram o problema.
“O pessoal lá está sem condições de ir e de vir, aí a gente deixa aqui nessa noite aí para ver o que nós podemos fazer. ‘A gente ficou’ pasmo aí com a situação que se encontra aí essa comunidade”, conta o vereador.
O vereador ainda ressaltou que a falta de viabilidade no transporte rural descumpre a Constituição Federal. “A população da nossa cidade e zona rural encontra algumas irregularidades no direito de ir e vir. Muitas vezes o cidadão encontra dificuldades de se locomover no município e a falta de estrutura como essa. [...] Eu estou aqui para fazer a democracia dentro da Constituição, isso é democracia, isso é constitucional, isso está na Constituição Federal. Então o direito de ir e vir é de todo cidadão”, explica o parlamentar.
Manutenção de estrada
O envio de um ofício ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) foi pedido pelo vereador para que se proceda a manutenção da estrada que liga Ponte Nova ao município de Barra Longa.
“Ali gira a economia de Ponte Nova. Agricultores e toda economia rural vem pra Ponte Nova. [...] Daqui a pouco vai ficar criança sem escola, laticínios sem receber mercadoria, a produção rural agrícola não vai chegar em Ponte Nova. Então ali é uma localidade que fomenta a economia pontenovense”, enfatiza o vereador.
Falta de cronograma legível
Sérgio Ferrugem reforçou a necessidade de documentos legíveis para o exercício pleno da função fiscalizadora dos parlamentares. Ele contou que havia solicitado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) um cronograma de limpeza e capina, mas o órgão encaminhou um documento “ilegível”.
“Um cronograma ilegível, porque nem com lupa eu consegui ler esse cronograma. Nem com a lupa eu consegui. [...] Tem que mandar um documento que se consegue ler e além de conseguir ler, [...] que faça uma correção nesse documento, que faça uma atualização nele”.
O vereador também solicitou que esse cronograma esteja disponível para acesso pela população. “Que mande para a população também, põe essas informações nas plataformas digitais. [...] Que aí a população também fica sabendo qual que vai ser o atendimento da localidade dele, da comunidade dele”.
O vídeo da participação do vereador Sérgio Ferrugem na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação