Vereador cobra dados sobre a reforma do Sammdu
A Câmara de Ponte Nova aprovou, por unanimidade, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (17), o Requerimento de Informações nº 05/2025, de autoria do vereador Thaffarel do Povo. O documento pede informações à Prefeitura sobre a obra de reforma do Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (Sammdu), como: o valor total da reforma; o valor gasto até o momento; em qual etapa se encontra a obra do prédio; quando se inicia o atendimento ao público após a reforma; quantos profissionais vão atender no serviço de urgência e quais suas qualificações; se haverá plantão 24 horas, entre outros.
Durante a Reunião, Thaffarel observou a importância do Sammdu para os munícipes e cobrou respostas do Executivo sobre a obra.
“Eu vejo o Sammdu hoje como alternativa [...] mediante a superlotação que temos hoje nos dois hospitais da Cidade. [...] Eles têm uma qualidade extrema, são referências no interior de Minas, somos muito bem atendidos lá, mas a superlotação é mediante ao raio de 100km que esses dois hospitais atendem as cidades vizinhas. Então, eu gostaria de saber do Executivo. [...] Essa é a minha preocupação, porque eu vejo o Sammdu como uma válvula de escape, uma alternativa para a saúde municipal de Ponte Nova”.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara, que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 17 de fevereiro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.