Vereador aponta falhas na atenção primária à saúde em Ponte Nova
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 20/06/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova
No uso da Palavra Livre durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (20), o vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) criticou as falhas nos serviços de atenção primária à saúde do município. Ele sugeriu a ampliação no horário de atendimento do Serviço Assistência Médica Municipal de Urgência (SAMMDU).
“Eu gostaria de fazer uma proposta, é o seguinte: SAMMDU 24 horas. Se é difícil? No início pode ser. Por quê? Gera um impacto financeiro. Mas nós podemos colocar o SAMMDU até as 22 horas”, sugere o vereador.
O vereador reforçou que se a população não tem acesso à atenção primária, acontece a sobrecarga dos atendimentos de urgência nos Hospitais. “O PSF não funciona, está certo? O PSF fecha às 5 horas da tarde. O paciente não tem pra onde ir. Ele vai o quê? Ele vai pro SAMMDU, só que o SAMMDU seis e meia, sete horas está fechado. Ele vai pra onde? Pro hospital”, explicou o parlamentar.
Segundo ele, os serviços de atendimento de urgência e emergência do município estão sobrecarregados. “O hospital não é pra atender besteira. Hospital não é pra isso. Está super saturado. O SAMMDU está super saturado”, enfatiza o vereador. Dr Wellerson também lembrou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciará os trabalhos em breve, aumentando ainda mais a demanda dos hospitais.
Dr. Wellerson sugeriu a ampliação no horário de atendimento da unidade de saúde municipal. Além disso, propôs que o Ministério Público fiscalize os serviços de saúde dos municípios vizinhos. “Por que o que acontece? O hospital Gavazza é referência para urgência e emergência. Só que é o seguinte, as cidades pequenas têm médico até meio-dia, na parte da tarde encaminha tudo para Ponte Nova”, reforçou o vereador.
Acesso à medicação
A quantidade de tempo que os pacientes precisam aguardar para ter acesso aos medicamentos prescritos pelos médicos foi criticada pelo vereador. Ele propôs que, durante feriados prolongados, não seja autorizado recesso da farmácia básica. “Eu gostaria de fazer uma proposta ao Executivo, que todo feriado prolongado, já que é facultativo, ele não emendasse a farmácia básica. E uma outra coisa, se possível, funcionasse até aos sábados”, sugere o parlamentar.
O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação