Vereador alerta Demutran sobre falta de fiscalização e de ações educativas
A falta de fiscalização próximo às escolas e de atividades educativas por parte do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), foram criticadas pelo vereador Guto Malta. Ele repudiou o Departamento durante a Palavra Livre da Reunião Plenária do dia 18.
“A saída e a entrada de alunos dão um movimento e é preocupante. [...] O trânsito ali para entrar [...] no colégio Montessori estava lá no Celinho do Mosteiro. [...] Na hora que você mais precisa deles você não vê”.
Guto disse que a fiscalização quanto ao estacionamento rotativo é feita pelo Demutran. Ele ressaltou que é necessário repensar no modelo do órgão de trânsito de Ponte Nova e sugeriu campanhas educativas mais assertivas. Ele exemplificou como a educação no trânsito vem sendo feita em Belo Horizonte.
“Lá estavam fazendo a campanha de conscientização, pedindo não tenha pressa, tenha paciência, para você não ser paciente. Saiu para entregar a pizza, acabou entregando a vida. Então é essa abordagem”.
O parlamentar parabenizou o vereador Emerson Carvalho (PTB) pelo Projeto de Lei do Legislativo nº 15/2022, que resultou na Lei nº 4.669/2023 e institui o Programa “Educação para o Trânsito” na rede pública de ensino municipal.
“Não, não só jovens que estão morrendo com as motos não, pessoas, idosos, que também são atropelados”.
Estacionamento para idosos
Guto salientou que os parlamentares não são contra o estacionamento prioritário para idosos. Mas é necessário que haja fiscalização e o estacionamento seja, de fato, rotativo.
“Alguém me falou: ‘Guto, eles chegam aqui na vaga às 8 horas da manhã e saem às 5 horas da tarde’. Quer dizer, só eles ficam na vaga. [...] Então se nós temos rotativo, estacionamento rotativo é rotacionar, é tempo, uma, duas horas”.
O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação