Vereador agradece desapropriação do hospital de campanha
Na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (6), o vereador Dr. Wellerson Mayrink usou o seu tempo regimental na tribuna para agradecer a desapropriação do hospital de campanha feita pelo prefeito. Ele disse que desde janeiro de 2021 solicitava o pedido.
“Do hospital de campanha, que era do Covid, que é a Mater Clínica. Parabéns pela conduta do prefeito Wagner Mol. E na verdade é uma conquista, uma Indicação do vereador Dr. Wellerson Mayrink desde quando ele entrou como vereador nesta Casa Legislativa. Desde janeiro de 2021, que é uma Indicação minha. [...] É um hospital já montado, que é o hospital de campanha. Parabéns, viu prefeito, pela conduta”.
O vereador lembrou de outras conquistas dele no decorrer do mandato.
“Eu entrei nesta Casa Legislativa pedindo a reforma do Sammdu, briguei pelo Sammdu o tempo todo. Estão fazendo a reforma, [...] fazendo o segundo andar. Eu briguei aqui nove meses [...] pela área nova do asilo, para construir um novo asilo. Hoje eu tenho uma área registrada em 15 mil metros quadrados, lá no bairro Primavera, Indicação do Dr. Wellerson. Do PSF da Vila Oliveira. [...] É Indicação do vereador Dr. Wellerson”.
Dr. Wellerson pediu que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) refaça a divisão de alguns PSFs do Município.
“Eu tenho o bairro Palmeiras, eu tenho a Custódia Silva, eu tenho várias áreas que não têm PSF, área de PACS [Programa Agentes Comunitários de Saúde]. Então, por exemplo, quem mora na Marechal Deodoro, [...] no São Pedro, é inviável. Eu tenho a praça de Palmeiras onde é área de PACS, que não tem PSF”.
Ele ressaltou ainda que é preciso haver uma isonomia com relação ao número de atendimentos dos PSFs.
“Porque tem PSF que atende oito pacientes em um dia inteiro e [...] PSF que atende 40. Então não adianta. Nós estamos em plena pandemia, eu acho que tem que ter isonomia em questão de número de atendimento de PSF, uma redivisão de PSF”.
Tenda
O vereador pediu a instalação de uma tenda no PAM e na Hemominas “Eu fiz várias vezes Requerimento nessa Casa pedindo. [...] O pessoal vai colher sangue de manhã, 7 horas da manhã eles ficam na fila, [...] ficam no vento, na chuva, esperando ser atendido”.
PL 4.037/2024
Dr. Wellerson abordou sobre o Projeto de Lei nº 4.037/2024, que concede incentivos fiscais ao centro comercial em construção ao lado do Hospital Arnaldo Gavazza. O vereador disse não ser contra o Projeto, contudo, afirmou que o mesmo não resolverá a questão da superlotação no Hospital.
“O que nós temos lá é um problema de saúde pública. [...] Ele [Projeto] vai passar. Eu tenho dois anos e meio de burocracia de cartório, eu tenho mais seis anos de construção, então nós estamos falando em coisa de oito anos. Vamos parar com essa demagogia e achar que o povo é bobo. Então quer dizer, a superlotação do Gavazza hoje é questão o seguinte, de saúde pública”.
O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.